Porto Novo, 07 Jul (Inforpress) – O ministro do Mar, Jorge Santos, admitiu hoje que Porto Novo, pela sua vocação pesqueira, já precisa de um cais de pesca, cuja instalação está prevista no quadro do projecto de ampliação e modernização do porto local.
Jorge Santos, que está de visita a Santo Antão, reafirmou à imprensa a decisão do Governo em avançar com o porto de pesca do Porto Novo, investimento que está financiado no âmbito do projecto de ampliação do porto local.
O ministro assegurou que Porto Novo vai ser contemplado com um complexo de pesca, que inclui o porto e equipamentos de conservação do pescado, num investimento já assegurado no quadro da ampliação e modernização do porto do Porto Novo, que vai ter mais 275 metros.
“Estamos a trabalhar na ampliação e modernização do porto do Porto Novo, que vai ter mais 275 metros, num investimento de 42 milhões de euros”, notou o governante, explicando que, com este projecto, o Governo vai poder dotar Porto Novo de um complexo de pesca.
O ministro do Mar destacou o facto de Porto Novo já dispor de 14 unidades de pesca semi-industrial e que este município pode se tornar, com o complexo de pesca, num centro de excelência a nível da transformação do pescado.
Jorge Santos procedeu hoje à inauguração de uma unidade de processamento do pescado na cidade do Porto Novo, instalada no âmbito do projecto Terra Azul, que está a ser implementado pelo Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e pela Associação dos Amigos da Natureza (AAN).
O projecto Terra Azul tem o financiamento da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e do Ministério do Mar de Cabo Verde, através do Fundo Autónomo para o Desenvolvimento das Pescas.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar