Porto Novo dispõe de unidade de processamento de pescado inaugurado pelo ministro do Mar

Inicio | Economia
Porto Novo dispõe de unidade de processamento de pescado inaugurado pelo ministro do Mar
07/07/25 - 07:01 pm

Porto Novo, 07 Jul (Inforpress) – A comunidade pesqueira da cidade do Porto Novo, em Santo Antão, passa a dispor de uma unidade de processamento do pescado, cuja inauguração aconteceu nesta segunda-feira, em acto presidido pelo ministro do Mar, Jorge Santos.

O ministro do Mar enalteceu a importância desta infra-estrutura e informou que é intenção do Governo replicar este projecto a outras comunidades em todo o território nacional.

A edil do Porto Novo, Elisa Pinheiro, que falou no acto inaugural dessa unidade de processamento do pescado, disse que se trata de "um grande investimento que vai acrescentar muito às pescas, um sector estratégico para o desenvolvimento" do Porto Novo.

O presidente da Associação dos Pescadores do Porto Novo, Atlermiro Neves, também referiu-se ao projecto como sendo “um grande investimento” que se insere no quadro daquilo que a classe tem defendido, que é a empresarialização do sector das pescas.

Para Atlermiro Neves, essa unidade reforça também a capacidade da associação dos pescadores no que toca ao fornecimento do pescado às cantinas escolares em Santo Antão.   

A iniciativa foi implementada pelo consórcio formado pelo Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e pela Associação dos Amigos da Natureza (AAN), segundo o qual a unidade constitui “um passo significativo na valorização da cadeia de valor do pescado e para o desenvolvimento sustentável” das comunidades piscatórias de Santo Antão.

A instalação da unidade de processamento do pescado se enquadra no âmbito do projecto "Terra Azul: Resiliência e Fortalecimento das Comunidades Costeiras e Rurais das Ilhas de Santo Antão e São Vicente", financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e pelo Ministério do Mar de Cabo Verde, através do Fundo Autónomo para o Desenvolvimento das Pescas.

Este projecto conta com a parceria das câmaras municipais de Santo Antão e de São Vicente, da Direcção Nacional de Pesca e Aquacultura, da Associação de Pescadores e Peixeiras de Porto Novo, entre outros parceiros. 

JM/ZS

Inforpress/Fim 

Partilhar