AJOC repudia ataques à jornalista Rosana Almeida e pede defesa da liberdade de imprensa

Inicio | Sociedade
AJOC repudia ataques à jornalista Rosana Almeida e pede defesa da liberdade de imprensa
30/07/25 - 03:27 pm

Cidade da Praia, 30 Jul (Inforpress) - A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) veio a público hoje repudiar os recentes ataques dirigidos à jornalista Rosana Almeida, após a emissão de uma reportagem na Televisão de Cabo Verde (TCV). 

No documento, a AJOC classifica os ataques como "verbais, gratuitos e ignóbeis", considerando-os uma "agressão injustificável e preocupante", sobretudo por terem origem em figuras conhecidas da sociedade cabo-verdiana, as quais, continua, “deveriam ser defensoras do respeito pelo exercício livre do jornalismo”.

A associação alerta ainda para “um contexto crescente de agressões verbais e intimidações” contra profissionais da Comunicação Social, realçando que esta tendência não pode ser normalizada numa sociedade democrática. 

“O silêncio de figuras políticas com responsabilidades é também motivo de preocupação”, lê-se no documento.

A AJOC reforça a sua posição de independência política e afirma que a sua missão é a defesa do “jornalismo livre, responsável e digno, assente no rigor, objectividade e princípios deontológicos”.

Num apelo à classe jornalística, a AJOC incentiva todos os profissionais da Comunicação Social a manterem-se firmes na defesa de “um jornalismo sério e comprometido com a verdade dos factos, livre de manipulações e com sentido de responsabilidade pública”.

A associação apelou ainda à união dos jornalistas e ao fortalecimento da AJOC como estrutura representativa da classe, reafirmando a sua solidariedade com Rosana Almeida e a disponibilidade para acompanhar casos em que a liberdade e integridade da profissão sejam postas em causa.

TC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar