São Filipe: Equipamentos do projecto “São Filipe Smart Tour” restaurados após vandalização

Inicio | Sociedade
São Filipe: Equipamentos do projecto “São Filipe Smart Tour” restaurados após vandalização
17/09/25 - 09:42 am

São Filipe, 17 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Filipe anunciou hoje que os equipamentos do projecto “São Filipe Smart Tour”, danificados em actos de vandalismo, foram restaurados e estão disponíveis aos munícipes, visitantes e turistas.

O “São Filipe Smart Tour” é uma iniciativa que visa modernizar e valorizar o município de São Filipe e a ilha do Fogo como um todo e a sua implementação foi co-financiado pelo PNUD, através do Laboratório de Aceleração e a Câmara Municipal de São Filipe e enquadra-se na estratégia de fazer de São Filipe um município digital e Smart City.

O projecto aposta na inovação tecnológica para promover o turismo inteligente, facilitar o acesso à informação e preservar o rico património cultural da cidade de São Filipe, património cultural nacional.

Numa nota publicada na sua página nas redes sociais, a autarquia de São Filipe lamentou os recentes actos de vandalismo contra os equipamentos, classificando-os como “condenáveis” e um ataque directo “à comunidade, ao futuro e ao esforço colectivo” que tem sido feito para desenvolver São Filipe.

A edilidade informou ainda que os mecanismos legais já foram accionados para identificar e responsabilizar os autores do acto.

“Cuidar de São Filipe é um dever de todos”, reforça a nota, que também apela ao civismo e ao respeito pelo património público.

A câmara municipal reafirma o compromisso de continuar a investir em inovação, modernidade e desenvolvimento sustentável, destacando São Filipe como um exemplo de progresso em Cabo Verde.

O projecto do sistema de sinalização turística, denominado de “São Filipe Smart Tour” foi inaugurado em Fevereiro de 2024 e tem por objectivo estabelecer uma leitura patrimonial e turística através de meios de interpretação e placas sinaléticas dos principais pontos e monumentos históricos da cidade de São Filipe.

São 22 sinaléticas turísticas de sítios e monumentos históricos, incluindo sobrados, o monumento de tartaruga e o letreiro “Fogo Reserva da Biosfera” que foram colocados em diversos pontos da cidade.

As placas sinaléticas contêm conteúdos de texto e multimédia que leva o turismo para uma plataforma digital para leitura da informação turística, sendo que cada ponto turístico dispõe de um QR Code que permite o acesso à informação desse ponto de interesse, em texto e áudio em três línguas, nomeadamente portuguesa, inglesa e francesa.

Parte das placas foram vandalizadas e agora repostas pela edilidade para garantir o serviço informático aos visitantes.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar