Cidade da Praia, 07 Jul (Inforpress) - O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, afirmou hoje que a pobreza extrema em Cabo Verde caiu de 13% para 2,8% em oito anos, graças às políticas de inclusão produtiva e apoio social.
O ministro considerou, em declarações aos jornalistas, que as políticas sociais implementadas pelo Governo nos últimos anos estão a produzir resultados concretos, com destaque para a redução significativa da pobreza extrema no país.
O governante, que falava durante visita à Associação Escola Vida, em Terra Branca, e a projectos sociais, na Zona 4, em Ponta d’Água, afirmou que “há oito anos, entre 12% a 13% da população estava em situação de extrema pobreza".
Hoje, segundo o ministro, esse número caiu para 2,8%”.
Fernando Elísio Freire destacou que esta redução está directamente ligada a uma estratégia centrada na inclusão através da produção e do rendimento.
“Estamos a ver pessoas que antes não tinham qualquer fonte de rendimento, hoje a trabalhar nas suas áreas, com acesso a financiamento, subsídios para creches, e tarifas sociais de água e eletricidade”, disse.
Outro ponto sublinhado por Fernando Elísio Freire foi a requalificação de espaços comerciais devolutos do programa Casa para Todos, que foram doados a organizações da sociedade civil para desenvolverem projectos sociais junto das comunidades.
“Esses espaços, antes sem utilidade, são hoje centros de apoio à infância, juventude, cultura e educação”, afirmou o governante.
O ministro afirmou ainda que os avanços sociais foram possíveis devido à estabilidade macroeconómica e ao crescimento da economia cabo-verdiana.
“É esse crescimento que nos dá margem para apoiar 10 mil pessoas com rendimento social de inclusão, duas mil com inclusão produtiva e mais de 100 associações com espaços para acção comunitária”, concluiu.
CG\SR/JMV
Inforpress Fim
Partilhar