Romance “O Escravo” reeditado e apresentado na cidade da Praia

Inicio | Cultura
Romance “O Escravo” reeditado e apresentado na cidade da Praia
07/07/25 - 08:09 pm

Cidade da Praia, 07 Jul (Inforpress) – O romance “O Escravo”, de José Evaristo d’Almeida, publicado em 1856, e reeditado pela Biblioteca Nacional, foi hoje apresentado na cidade da Praia.

A apresentação da obra, que acontece no âmbito das comemorações dos 50 anos da independência de Cabo Verde, esteve a cargo do escritor Jairzinho Lopes. 

Em declarações à Inforpress, Jairzinho Lopes Pereira, fez questão de relembrar que o livro já foi reeditado em várias ocasiões, por exemplo, em 1916 e 1917.  

Mas muito antes, em 1988, a obra aparecera numa coleção dedicada a países africanos de língua oficial portuguesa, num trabalho coordenado pelo escritor português Manuel Ferreira. 

No ano seguinte, em 1989, Manuel Veiga prefaciou o volume, editada pelas edições ALAC, dirigida por Manuel Ferreira, mas que também em 2016 apareceram mais duas edições, prefaciadas pela professora Fátima Fernandes, Elvira Reis e Vladimir Smaniak.  

Trata-se de um romance entre um escravizado e a sua senhora, que segundo a mesma fonte, dá conta de uma sociedade colonial marcada por diversas tipologias e modalidades de violência colonial. 

"Violência física, violência psicológica, violência cultural, violência identitária, violência civilizacional, digamos assim, se é que se pode utilizar este termo", revelou Jairzinho Pereira.

Avançou ainda Jairzinho Pereira que a história vai permitir que esta nova geração perceba a construção da nação cabo-verdiana que “encerra um processo doloroso, de luta e resistência”, ao entenderem que são estes tipos de produções literárias que deram contributos decisivos na afirmação da identidade cultural e na identidade literária.

Jairzinho Pereira, para além de apresentar o livro, escreveu o prefácio desta edição. 

OS/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar