São Salvador do Mundo coloca no mercado primeiro grupo de jovens formados em canalização e instalação predial

Inicio | Economia
São Salvador do Mundo coloca no mercado primeiro grupo de jovens formados em canalização e instalação predial
05/09/25 - 09:55 pm

Achada Igreja, 05 Set (Inforpress) – O município de São Salvador do Mundo recebeu hoje o primeiro grupo de jovens formados em canalização e instalação predial, uma iniciativa que visa fortalecer a capacitação técnica e promover a inclusão profissional dos jovens na região.

No acto da entrega dos certificados e dos kits, o presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, afirmou que esta acção de capacitação pretende ampliar as oportunidades de emprego no município e colmatar um défice de profissionais na área. 

Ângelo Vaz destacou a importância do curso para o desenvolvimento local, ressaltando que a qualificação de jovens nesta área é fundamental para sustentar o crescimento das actividades da construção civil no município e mesmo na região.

“Esta formação é uma ferramenta essencial para inserir os nossos jovens no mercado de trabalho, criar pequenos negócios e fortalecer a economia local. Além disso, é uma oportunidade para gerarem os seus próprios empregos e contribuírem para o desenvolvimento sustentável do município”, afirmou o autarca.

Esta formação foi financiada pelo Governo e ministrada numa parceria entre a autarquia local e o Centro de Emprego e Formação Profissional de Santa Catarina (CEFPSC), e, segundo o director, Arlindo Mendes, esta foi a primeira formação de Nível ministrada no município, considerando-a como sendo uma experiência piloto que beneficiou 18 jovens.

Neste momento, avançou que vão ser colocados no mercado de trabalho em estágio curricular para aprimorar e aperfeiçoar as competências adquiridas durante o ano de formação.

Arlindo Mendes aproveitou para informar que neste momento estão a decorrer inscrições para seis formações de Nível II a Nível V, com financiamento a 100 por cento (%), nomeadamente curso de Vigilante Básico e Segurança Privada, Trabalhos de Acabamentos de Obras e Construção Civil, Serviços de Atendimento a Clientes e Utentes, Gestão Contabilística, Educação de Infância e o Curso de Montagem e Manutenção de Instalações Elétricas Industriais de Baixa Tensão.

As formações estão previstas para se iniciar a 15 de Setembro, na expectativa de receber cerca de 120 jovens, embora, sublinhou, a preocupação maior do centro neste momento é o número de desistência, apesar das diversas condições que têm sido criadas, nomeadamente a isenção de propinas, pagamento de uniformes e mesmo há jovens que pertencem ao grupo 1 e 2 do Cadastro Social Único que podem beneficiar de apoio no transporte. 

Da parte dos recém-formados, Lenira Monteiro explicou que ela trabalha como secretária, mas viu nesta formação uma oportunidade de se expandir no mercado de trabalho, mesmo que seja numa área diferente da sua actuação no dia-a-dia.

Além disso, garantiu que agora ela pode incentivar outras mulheres a se envolverem também nesta área, destacando a importância de romper barreiras de género.

Aos jovens, pede-lhes para aproveitarem as oportunidades, para se capacitarem, pois, o conhecimento nunca é demais.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar