Cidade da Praia, 16 Jul (Inforpress) – Os responsáveis das organizações de impacto social certificados pela Comunidade365 afirmaram hoje que estão satisfeitos por este reconhecimento que os incentiva a trabalharem cada vez mais para o bem das pessoas nas comunidades.
Em declarações à Inforpress, o responsável da Escola de Futebol de Achada Grande Trás (EFAT), Edmilson Garcia, considerou que este gesto significa o reconhecimento de todo o trabalho que esta associação tem feito neste bairro, utilizando o desporto como forma de promover a paz social, a inclusão e o desenvolvimento comunitário no seu todo.
“Este reconhecimento incentiva-nos a fazer o nosso trabalho com mais força e, quiçá, a abertura para que mais parceiros se engajem a este projecto para continuarmos a desenvolver esta iniciativa”, disse.
Aquele responsável avançou que a EFAT tem estado a receber uma grande aceitação tanto dos parceiros como do público, sobretudo, pelo trabalho que tem desenvolvido para o bem das crianças e jovens.
“Essa é uma das escolas de futebol com ‘referência’ tanto no país como a nível internacional”, afirmou.
Por sua vez, o presidente da Associação Cultural e Desportiva Maracanã, Carlos Tavares, reconheceu este gesto, afirmando que a partir de agora é trabalhar cada vez mais para transmitir mais credibilidade aos parceiros tanto a nível nacional como internacional.
Prosseguiu afirmando que a intenção é continuar a trabalhar para tirar os jovens da rua, dar oportunidades aos que estão sem esperança e, acima de tudo, contribuir para a diminuição da violência juvenil e da taxa de desemprego.
Contou que inicialmente era apenas uma escola de futebol, mas depois foi transformada numa associação com actuações alargadas dentro da comunidade de Ponta d´Água e bairros vizinhos, que vem trabalhando em prol do desenvolvimento comunitário desde 2014.
Já o presidente da Fundação Fidel Mendonça, reforçou também que foi com “grande satisfação” que recebeu esta notícia do reconhecimento e considerou que isto mostra que esta fundação tem desenvolvido projectos com impacto e aceitação em todas as comunidades envolvidas.
Salientou que é um projecto de cariz social e desportiva que visa educar e empoderar os jovens através do desporto, contribuindo para uma sociedade melhor e que permita aos jovens terem uma vida "mais saudável" praticando o desporto.
Para o presidente do Conselho Executivo e director de projectos da Academia Internacional de Socorrismo e Atendimento Pré-Hospitalar de Cabo Verde (AISAPH-CV), Yancey Heredia, este gesto significa um selo de qualidade e credibilidade para esta academia.
Disse que a acreditação e certificação pela Comunidade365 não é apenas um reconhecimento formal, é um “catalisador” para o crescimento, a sustentabilidade e o impacto ampliado da AISAPH-CV na capacitação em socorrismo e atendimento pré-hospitalar, reforçando a sua missão de salvar vidas e contribuir para o desenvolvimento social de Cabo Verde.
No dia-a-dia, a AISAPH-CV tem enfrentado um conjunto de desafios significativos, com destaque para a obtenção de um espaço físico adequado e multifuncional, essencial para o pleno funcionamento da academia, conforme destacou o presidente.
As outras associações apontaram que, recursos financeiros, humanos e falta de espaços para o desenvolvimento das suas actividades e dar respostas, constituem os principais desafios no dia-a-dia.
DG/HF
Inforpress/Fim
Partilhar