São Filipe, 15 Mar (Inforpress) – A aprovação do plano estratégico da Rede CPLP MaB 2024-2030 é uma das decisões saídas do II encontro da Rede das Reservas da Biosfera na CPLP.
Essas decisões serão encaminhadas ao Secretariado do Programa MaB (Man and the Biosphere – O homem e a biosfera) da Unesco para conhecimento formal da intenção de constituição da Rede CPLP MaB.
Além da aprovação do plano estratégico a Rede de Reservas da Biosfera da UNESCO na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP MaB) que integra 24 Reservas da Biosfera de Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, ocupando cerca de 196 milhões de hectares que esteve reunida em São Filipe aprovou outras deliberações importantes para a rede.
Da lista das decisões consta a promoção da cooperação para o desenvolvimento sustentável das Reservas da Biosfera nos países da CPLP, através do intercâmbio, geração e partilha de conhecimentos e boas práticas, mas também trabalhar nos requisitos formais para a integração da Rede de Reservas da Biosfera da Unesco na CPLP no quadro das Redes Temáticas de Reservas da Biosfera do Programa MaB da Unesco.
Promover a cooperação com as diferentes redes de Reservas da Biosfera e contribuir para o processo de elaboração da nova estratégia e plano de acção do Programa MaB, incentivar e apoiar a constituição de novas reservas em todos os países da CPLP e a criação e funcionamento dos Comités MaB nacionais, constam das decisões de São Filipe.
Igualmente os representantes das 24 reservas dos seis países da CPLP que participaram do encontro de São Filipe decidiram pela implementação de acções de capacitação técnica e intercâmbios de conhecimentos e experiências, dirigidas prioritariamente aos jovens e aos actores em situação de maior vulnerabilidade nos territórios, assim como expandir as iniciativas-piloto em curso (roteiros de turismo sustentável, paisagens alimentares e serviços dos ecossistemas) e promover novas temáticas de interesse comum.
Dinamizar acções conjuntas de comunicação e visibilidade da Rede, mobilizar diversos actores para a sustentabilidade financeira da CPLP MaB, discutir e aprofundar mecanismos de governança e estruturar o regulamento interno da Rede CPLP MaB, são outras decisões saídas do II Encontro.
Por outro lado, decidiram instar os Estados membros da CPLP a apoiar a consolidação da CPLP MaB, assegurando a continuidade das acções em curso, promover esforços no sentido de poder vir a realizar o III Encontro da CPLP MaB em 2025, na Ilha do Príncipe constam da declaração de São Filipe, além de congratular com o trabalho permanente e imprescindível do Secretariado Técnico da Rede CPLP MaB, exercido pela Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento, ACTUAR.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar