Portugal/Web Summit 2025: Jovens cabo-verdianos apresentam ‘startups’ a investidores internacionais

Inicio | Economia
Portugal/Web Summit 2025: Jovens cabo-verdianos apresentam ‘startups’ a investidores internacionais
12/11/25 - 04:58 pm

Lisboa, 12 Nov (Inforpress) – Os jovens fundadores dos 25 ‘startups’ cabo-verdianos que participam na Web Summit 2025, em Lisboa (Portugal), apresentaram hoje os seus projectos aos potenciais investidores internacionais.

O evento decorreu no “stand” de Cabo Verde na cimeira tecnológica, que arrancou na segunda-feira à noite e decorre até quinta-feira, 13, na capital portuguesa.

De entre os projectos apresentados está “Nautics CV”, fundado por Sanny Fonseca, que vê o evento como “grande oportunidade” para firmar parcerias, visando levar os desportos náuticos de Cabo Verde a outros mares e a um público cada vez maior.

Em conversa com a Inforpress, o jovem empreendedor disse que este projecto criado recentemente quer ajudar Cabo Verde a consolidar-se como destino turístico “qualificado” a nível dos desportos náuticos, cujo país tem “provas dadas” e vários campeões em kite, wing e surf.

Por isso, disse acreditar que o país tem todas as condições para promover os desportos náuticos a nível internacional, e é o que tem feito desde segunda-feira, 10, na 10.ª edição da Web Summit.

Aliás, fez saber que a sua participação na Web Summit 2025 está a ser “fantástica”, e que além da apresentação do projecto aos investidores estrangeiros, também fez alguns contactos sobretudo com agências de viagens que operam na Europa.

Sanny Fonseca, que reiterou que desportos náuticos de Cabo Verde é “coisa séria”, defendeu que a sua qualificação passa por organização, formação, realização de eventos, e alargamento para outras ilhas, tendo em conta que tem sido exclusivo das ilhas do Sal e Boa Vista.

Relativamente à formação, o mentor do projecto “Nautics CV” lembrou que recentemente formaram na ilha da Boa Vista 16 instrutores de kitesurf – nível 1, sendo duas mulheres, certificados pela Internacional Kiteboarding Organization (IKO).

A formação, que vai chegar à ilha do Sal, “nos próximos tempos”, visa criar uma base sólida e profissional de instrutores de kitesurf, na Boa Vista, segundo Fonseca, que quer contar com parcerias dos clubes e surfistas.

Cabo Verde participa na Web Summit 2025 com a “maior delegação de sempre”, com quase 100 jovens residentes em Cabo Verde e na Diáspora e 25 ‘startups’.

Em 2024, a Web Summit que decorreu de 11 a 14 de Novembro, registou um recorde de 71.528 participantes de 153 países.

De acordo com os dados divulgados pela organização, “1.857 investidores de 86 países participam na Web Summit 2025, um aumento de 74% face aos 1.066 do ano passado. 

A Web Summit é um evento tecnológico que nasceu em 2010, na Irlanda, e passou a realizar-se na zona do Parque das Nações, em Lisboa, desde 2016 e vai manter-se na capital portuguesa até 2028.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar