INSP promove literacia de saúde sobre diabetes com população de Lém-Dias no município de RGS

Inicio | Sociedade
INSP promove literacia de saúde sobre diabetes com população de Lém-Dias no município de RGS
13/11/25 - 02:05 pm

Cidade da Praia, 13 Nov (Inforpress) – O Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP), em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago (RGS), promoveu hoje, em Lém-Dias, um encontro com a população para ampliar a literacia no domínio da diabetes.

A iniciativa, segundo o representante do INSP, Eric Federico deve-se ao facto de São Martinho fazer parte de um município histórico que foi o berço da nação cabo-verdiana daí a importância de capacitar pessoas no sentido de que a diabetes é uma doença que não se cuida apenas nos hospitais e em centros de saúde, mas também a nível social e nas comunidades.

“É exactamente o grande objectivo do INSP ao organizar essa mesa redonda para informar as pessoas que a diabetes é uma doença que tem de ser cuidada a nível pessoal”, disse, reiterando que o propósito do INSP é focar nas pessoas e aumentar a literacia em saúde.

O representante do INSP, ajunta ainda que cuidar das pessoas não é preciso apenas um atendimento de qualidade e rápido nos centros de saúde, mas também a nível da comunidade onde se partilham informações sobre a doença uma vez que a saúde vai muito além do bem-estar físico, mas também do bem-estar mental e social.

O diálogo, segundo disse, vai no sentido de informar a população sobre os problemas da diabetes a longo prazo, que prejudica órgãos como os rins, os olhos com cegueira, entre outros problemas.

Face a esses problemas apela a população a evitar o preconceito e a interagir, visando ensinar as pessoas que vivem e convivem com diabetes que podem ter uma vida normal se cumprirem com as recomendações médicas.

Para o vereador da acção social da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Lucílio Monteiro, o aumento da doença no concelho tem preocupado a autoridade local que quer ajudar os afectados pela doença.

“Temos sempre organizado actividades no centro da Cidade Velha, mas hoje resolvemos vir a São Martinho, à comunidade de Lém-Dias, para trazer mais informações sobre a doença”, disse, sublinhando que a câmara municipal tem ajudado pessoas que solicitam apoio para tratamento.

A delegada de Saúde do Município da Ribeira Grande de Santiago, Jacira Varela, ao falar realçou que a diabetes está a aumentar no município com cerca de 5,0 por cento (%) de casos anualmente.

“Ribeira Grande de Santiago tem tido casos, com um aumento de cerca de 5,0% de casos anualmente. Neste momento temos 300 utentes com diagnóstico e tratamento no nosso centro de saúde”, afirmou.

A iniciativa do INSP tem como propósito estimular o diálogo e a reflexão sobre a melhoria da qualidade de vida das pessoas com diabetes, com destaque para a importância do bem-estar físico, mental e social no processo de cuidado, acompanhamento e inclusão.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública no nosso país e a actividade física é um dos pilares do tratamento.

A nível nacional a diabetes atinge 15% da população.

PC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar