Cabo Verde está no caminho certo para desenvolver sector agronegócio mais pujante – ministro

Inicio | Economia
Cabo Verde está no caminho certo para desenvolver sector agronegócio mais pujante – ministro
13/11/25 - 02:46 pm

Cidade da Praia, 13 Nov (Inforpress) – O ministro da Promoção do Investimento e Fomento Empresarial afirmou hoje que Cabo Verde está no caminho certo para desenvolver um sector do agronegócio mais pujante.

Eurico Monteiro, que falava à imprensa no âmbito do 1.º Fórum de Investimento no Agronegócio de Cabo Verde (FIACV 2025) promovido pelo Governo, através dos Ministérios da Agricultura e Ambiente (MAA) e Ministério da Promoção do Investimento e Fomento Empresarial (MPIFE), realçou que o Governo tem implementado políticas públicas nesta matéria para atrair investimento.

O governante reconheceu que Cabo Verde ainda não tem todas as condições para que haja um agronegócio muito pujante, capaz de abastecer o mercado interno, fornecer o sector turístico e de exportar.

“Mas, acho que estamos no caminho certo para isto. Tem havido um crescimento, que é um crescimento razoável, mas nós ambicionamos muito mais”, afirmou, reconhecendo que há ainda desafios sobretudo culturais e estruturais.

Entretanto, apelou para a necessidade de haver, da parte do sector empresarial, projectos criativos e inovadores que sejam também sustentáveis, assegurando que o Governo tem implementado políticas públicas para fortalecer o agronegócio, incluindo incentivos fiscais, isenções aduaneiras e facilidades para a importação de equipamentos e exploração das actividades empresariais.

“Tudo isto para atrair investimentos e criar condições para a sustentabilidade financeira. O Governo exige, que haja também sustentabilidade social e ambiental”, explicou.

Além dos incentivos fiscais, o governante realçou os investimentos públicos em infra-estruturas essenciais, nomeadamente, na produção de água dessalinizada para a agricultura e na expansão das energias renováveis, áreas que considera fundamentais para a competitividade do agronegócio.

O ministro reconheceu, contudo, a necessidade de melhorar a divulgação dessas políticas junto de empresas, empreendedores e associações para mostrar que existe uma “política pública atractiva e que oferece condições favoráveis para se investir nesta área”.

“Portanto, não é por falta de condições que a agricultura ainda não chegou ao ponto que se quer. Eu creio que pouco a pouco vamos progredindo no futuro. Nós estamos a partir de uma agricultura familiar para uma agricultura empresarial, para o mundo do agronegócio, no outro nível”, frisou.

O evento antecede a 4.ª edição da Feira Agro-pecuária de Cabo Verde, que acontece de 14 a 16 deste mês nas instalações da Direcção-Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária (DGASP), em Achada São Filipe, na cidade da Praia.

ET/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar