
Porto Novo, 13 Nov (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reafirmou hoje, no parlamento, o compromisso do Governo com a construção do aeroporto de Santo Antão, assegurando que "a obra vai acontecer", sem especificar, contudo, a data de arranque.
Ao falar no encerramento do debate sobre o Orçamento do Estado para 2026, o chefe do Governo explicou que os estudos de localização do aeroporto levaram cinco anos a realizar-se e que os estudos de viabilidade da infra-estrutura levam também o seu tempo, assegurando que o projecto vai avançar.
As obras de ampliação do porto do Porto Novo é um outro investimento que está garantido para Santo Antão, segundo o primeiro-ministro, que avançou que o projecto visa adaptar este porto para receber navios de cruzeiros de maior porte.
O ministro do Mar, Jorge Santos, avançou também no parlamento, que o projecto de ampliação do porto do Porto Novo vai custar 43 milhões de euros no âmbito da iniciativa Global Gateway, da União Europeia.
A presidente da Câmara Municipal do Porto Novo aproveitou a recente visita da nova embaixadora da União Europeia a Santo Antão para destacar a ampliação do porto como sendo uma das "principais prioridades de investimentos” no seu município e nesta ilha.
Elisa Pinheiro destacou ainda a importância da construção do Aeroporto para o desenvolvimento de Santo Antão.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar