
Lisboa, 13 Nov (Inforpress) – O secretário de Estado da Economia Digital disse hoje que Cabo Verde deixou uma imagem de um país digital e se afirmou como uma marca de excelência africana, após a sua participação na Web Summit 2025, em Lisboa (Portugal).
Em declarações à Inforpress, Pedro Lopes destacou o “sucesso” da maior delegação cabo-verdiana de sempre, em mais uma edição da Web Summit, considerado um dos maiores eventos tecnológicos do mundo, com quase 100 jovens residentes em Cabo Verde e na Diáspora e 25 ‘startups’.
“(…) Esta foi a nossa maior presença de sempre e conseguimos consolidar a forma como temos vindo ao longo dos anos. Acho que presença de Cabo Verde com uma stand desta dimensão e com tanta gente é uma marca da excelência africana e tem um valor incalculável para o país”, sublinhou o governante cabo-verdiano.
No “stand” de Cabo Verde, no pavilhão quatro, realizaram-se workshop, apresentações de ‘startups’, e momentos culturais, como actuação de batucadeiras.
Segundo o secretário de Estado, quem visitou o “stand” vai começar a ver Cabo Verde como uma Nação digital e a uma porta de entrada para o continente africano.
Pedro Lopes congratulou-se também com o facto de os jovens cabo-verdianos terem fechado negócios e parcerias durante o evento, reiterando que Cabo Verde está preparado para receber investimento directo estrangeiro e da diáspora no digital.
Ou seja, ajuntou que o Governo de Cabo Verde investiu no parque tecnológico e na conectividade, referindo-se aos cabos submarinos.
Durante os quatro dias, a delegação, integrada no programa Go Global, liderado pela Cabo Verde Digital e pela Pró Empresa, com o apoio do Ministério da Economia Digital, participou ainda no evento denominado “SikaBaDu Summit”, no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV).
A comitiva cabo-verdiana também foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
Em 2024, a Web Summit que decorreu de 11 a 14 de Novembro, registou um recorde de 71.528 participantes de 153 países.
De acordo com os dados divulgados pela organização, “1.857 investidores de 86 países participaram na Web Summit 2025, um aumento de 74% face aos 1.066 do ano passado.
A Web Summit é um evento tecnológico que nasceu em 2010, na Irlanda, e passou a realizar-se na zona do Parque das Nações, em Lisboa, desde 2016 e vai manter-se na capital portuguesa até 2028.
FM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar