Porto Novo, 14 Jul (Inforpress) – O grupo político do Movimento para a Democracia (MpD) na Assembleia Municipal do Porto Novo regozijou-se hoje com os investimentos em Monte Trigo, os quais vão proporcionar “autonomia completa" em água e energia a este povoado.
Numa nota de imprensa, a que a Inforpress teve acesso, o grupo político do MpD disse acreditar que os investimentos, já na fase de implementação, vão impulsionar o desenvolvimento de Monte Trigo, que está a ser alvo de um projecto integrado, abarcando áreas como a electricidade, água potável e saneamento.
“O projecto integrado do Monte Trigo representa um marco na transformação sócio-económica dessa aldeia piscatória”, refere a nota, destacando o aumentando da capacidade da central fotovoltaica de 40 kWp para 100 kWp, com o propósito de garantir fornecimento contínuo de energia 24 horas por dia.
As 75 famílias vão dispor, também, de uma unidade de dessalinização de água do mar para substituir a fonte actual, ou seja, uma nascente com excesso de flúor, que causa problemas de saúde à população, disse a mesma fonte.
O projecto integrado do Monte Trigo, estimado em 72 mil contos, financiado pelo Governo, inclui ainda a construção de uma rede de saneamento básico e uma estação de tratamento de águas residuais.
O grupo político do MpD destaca, ainda, a possibilidade de Monte Trigo poder receber um desembarcadouro de botes, uma infra-estrutura que vai melhorar a actividade piscatória nessa aldeia.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar