Cidade da Praia, 28 Ago (Inforpress) – A delegada de Saúde da Praia, Ulardina Furtado, alertou hoje para o aumento do risco de doenças durante a época das chuvas, apelando a população e às instituições para que reforcem as medidas de prevenção.
Em declarações à Inforpress, Ulardina Furtado explicou que a época de chuvas traz consigo vários problemas de saúde, incluindo doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue e o paludismo, além de infecções de pele, diarreias e problemas respiratórios.
Sublinhou que a falta de higiene, a acumulação de lixo e águas estagnadas continuam a ser um dos principais factores de risco.
“Temos de ter cuidados de higiene, sobretudo com as crianças. A lavagem correcta dos alimentos, o consumo de água potável e a eliminação de recipientes que possam acumular água são medidas essenciais”, reforçou.
A delegada de saúde alertou ainda para o impacto das alterações climáticas, referindo que tanto o período de chuvas, quanto o tempo quente podem agravar doenças respiratórias, alergias e crises asmáticas.
A responsável criticou igualmente a situação de esgoto a céu aberto na zona do Fonton, classificando-a como “um problema gravíssimo à saúde publica” e uma “agressão ambiental” que exige uma intervenção imediata das entidades competentes.
Por isso, Ulardina Furtado pediu uma maior articulação entre os diferentes serviços públicos e a sociedade civil, defendendo acções práticas no terreno.
“Mais do que a participação em reuniões, é preciso que as instituições e a sociedade civil se comprometam com acções concretas no terreno que façam a diferença na vida e na saúde da população”, afirmou, reforçando a necessidade de cada sector assumir a sua responsabilidade para garantir melhores resultados na saúde pública.
DV/SR//CP
Inforpress/Fim
Partilhar