Cidade da Praia, 28 Ago (Inforpress) - A empresa Cabeólica anunciou hoje a chegada de novas turbinas de grandes dimensões com vista a reforçar a capacidade de geração de energia limpa e o compromisso do país na promoção de um futuro energético sustentável.
Esta informação foi avançada pela empresa em comunicado de imprensa, referindo que as novas turbinas eólicas de grandes dimensões, previstas para chegarem no próximo dia 30, irão integrar o novo projecto de expansão da Cabeólica.
De acordo com a nota, esta aquisição representa “mais um passo firme” no apoio à concretização das metas nacionais de transição energética para 2025/2026, que incluem o objectivo de criar todas as condições para aumentar de forma significativa a quota de energias renováveis na matriz elétrica nacional, para um mínimo de 30%, bem como, reduzir a dependência de combustíveis fósseis.
Reconheceu, neste sentido, que o impacto ambiental do projecto de expansão da Cabeólica será “expressivo”, apontando para a redução adicional de mais de 50.000 toneladas de CO₂ por ano, totalizando cerca de 100.000 toneladas por ano evitadas com a operação global da Cabeólica.
A nota indica ainda que esta medida irá contribuir directamente na descarbonização da economia nacional, no combate às alterações climáticas, fortalecimento da independência e segurança energética e poupança significativa para o país com eletricidade a um preço bastante competitivo face à geração de eletricidade com base em energias fósseis.
“Este projecto simboliza a inovação, a confiança e uma visão de longo prazo para uma nação mais resiliente e mais competitiva. A Cabeólica continuará a partilhar atualizações sobre as próximas fases do projeto, reforçando a sua missão de continuar a acelerar a transição energética de Cabo Verde”, garantiu.
As componentes, explicou, incluem pás, torres e naceles, que começarão a ser transportadas para o Parque Eólico de Santiago a partir do dia 02 de Setembro, num “processo logístico complexo” que por sua vez deverá decorrer ao longo de duas semanas.
“O transporte será realizado por veículos especializados, garantindo elevados padrões de segurança e rigor técnico. Apesar da dimensão e do impacto visual destas operações, a Cabeólica, em articulação com as autoridades locais, irá implementar todas as medidas necessárias para minimizar eventuais constrangimentos no trânsito e assegurar que o processo decorra de forma organizada e eficiente”, garantiu.
A mesma fonte notou ainda que durante este período poderão ocorrer condicionamentos e interrupções pontuais nas vias do porto da Praia, das rotundas Lém Ferreira, Achada Grande, do Aeroporto Nelson Mandela e da rotunda para São Francisco.
As turbinas que chegam ao país são do modelo Vestas V150 – 4,5 MW, reconhecidas pela sua elevada dimensão, mas também eficiência e adaptabilidade a diferentes condições de vento, com a altura da torre de 105 metros.
O comprimento das pás é 73,7 metros cada, sendo que o diâmetro do rotor é de 150 metros, e com a capacidade individual de 4,5 MW por turbina.
Depois de instaladas, essas novas turbinas da Cabeólica corresponderão às estruturas mais altas existentes em Cabo Verde, com 105 metros de altura até ao hub e cerca de 180 metros até à ponta da pá.
A Cabeólica é pioneira e líder nas energias renováveis em Cabo Verde, responsável pela gestão e operação dos parques eólicos das ilhas de Santiago, Sal, São Vicente e Boa Vista.
Através do seu projecto de expansão, a empresa reforça o compromisso em apoiar o país na redução da dependência energética externa, na descarbonização da economia e na promoção de um desenvolvimento sustentável.
CM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar