Óbito: Câmara Municipal do Maio destaca legado político, educativo e cultural de Amílcar Andrade
Porto Inglês, 18 Out (Inforpress) – A Câmara Municipal do Maio destacou hoje o legado político, educativo e cultural deixado por Amílcar Andrade, primeiro presidente autárquico da ilha, falecido na sexta-feira, 17, aos 72 anos, vítima de doença prolongada.
Em declarações à imprensa, o presidente da autarquia, Rely Brito, afirmou que Amílcar Andrade deixou “um grande legado”, não só para a ilha do Maio, mas também para Cabo Verde, lembrando o seu percurso como combatente da liberdade da pátria, educador, político, desportista e agente cultural.
“Amílcar Andrade esteve presente em momentos importantes da história da nossa política e da democracia em Cabo Verde. Foi o primeiro presidente da Câmara Municipal do Maio, um educador dedicado e um exemplo de cidadania”, sublinhou o edil.
O malogrado foi homenageado esta tarde em sessão solene, na presença de familiares, amigos e representantes de várias instituições locais.
Seguiu-se o funeral, que reuniu diversas figuras da comunidade maiense.
A Assembleia Municipal do Maio decretou dois dias de luto, em reconhecimento ao contributo do antigo autarca para o desenvolvimento da ilha.
Com 72 anos, Amílcar Andrade enfrentava há cerca de três anos uma doença prolongada, vindo a falecer ao início da tarde de sexta-feira.
O seu percurso político marcou o início da administração democrática na ilha.
Nas primeiras eleições autárquicas, a sua candidatura, apoiada pelo MpD, obteve 1.062 votos, contra 664 do PAICV, num universo de 2.518 eleitores inscritos.
Além da vida política, destacou-se na área da educação, tendo exercido funções como docente e diretor do então Ciclo Preparatório do Maio, onde contribuiu para a formação de várias gerações de jovens.
Embora tenha cumprido apenas um mandato à frente da Câmara Municipal do Maio, Amílcar Andrade é lembrado como um dos pioneiros da governação local democrática e como figura incontornável na história da ilha.
RL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar