
Cidade da Praia, 18 Set (Inforpress) - O Índice de Produção Industrial (IPI) registou no segundo trimestre de 2024 uma variação homóloga de -1,4 por cento (%) sendo que o Índice de Preços na Produção Industrial apresentou uma variação homóloga de 0,1%, segundo o INE.
De acordo com as estatísticas do Indicador de Curto Prazo na Indústria do Instituto Nacional de Estatística (INE) correspondente ao mesmo período, o índice de produção industrial total registou, em termos homólogos, uma diminuição de 1,4%, e em relação ao trimestre anterior, um aumento de 0,2%.
Neste período, indicou a mesma fonte, a indústria extrativa apresentou uma diminuição de 22,1%, a indústria água quente e fria e ar frio e de captação, tratamento e distribuição de água registaram variações de 0,7% e - 4,3%, respectivamente.
Ainda, segundo o INE, o Índice de Volume de Negócios teve uma variação homóloga de 4,8% e os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas, registaram variações homólogas de -2,8%, 2,1% e -3,3, respectivamente.
Em termos do Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) as estatísticas apontam para um aumento de 0,1% no segundo trimestre de 2024 relativamente ao trimestre homólogo.
“Este aumento foi particularmente influenciado pelo agrupamento das indústrias de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e captação, tratamento e distribuição de água com variações de 0,7% e 0,4%, respectivamente”, explicou.
Sobre o Índice de Volume de Negócios na Indústria (IVNI), no trimestre em análise, o índice de volume de negócios apresentou uma variação homóloga de 4,8%.
Nas indústrias extrativas, esclareceu o INE, registou-se uma variação do volume de negócios positiva de 25,8%, sendo que na secção das Indústrias Transformadoras registou-se variação de 0,8%.
Já as secções de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e de tratamento e distribuição de água, registaram variações homólogas de 9,0% e 7,4%, respectivamente.
Por outro lado, a variação homóloga dos Índices de Emprego e Horas Trabalhadas na indústria foi de -2,8% e -3,3% no mesmo período.
“A secção das indústrias extrativas registou variações homólogas de -25,3% em relação ao Índice de Emprego e de -19,9% em relação ao Índice de Horas Trabalhadas”, elucidou a mesma fonte, indicando ainda que na secção das Indústrias Transformadoras houve uma variação homóloga de -5,0% no Índice de Emprego e -5,3% no Índice de Horas Trabalhadas.
Nas secções de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e de tratamento e distribuição de água, foram registadas variações homólogas no índice do Emprego de -0,6% e 2,4%, conforme o Instituto Nacional de Estatísticas. No Índice de Horas Trabalhadas registaram variações de -1,3% e 2,9%.
O Instituto Nacional de Estatística informou, igualmente, que no segundo trimestre de 2024, a taxa de variação homóloga das remunerações brutas na indústria foi de 2,1%.
ET/CP
Inforpress/Fim
Partilhar