Ilha do Sal: Formação em primeiros socorros psicológicos capacita agentes estratégicos na ilha

Inicio | Sociedade
Ilha do Sal: Formação em primeiros socorros psicológicos capacita agentes estratégicos na ilha
05/11/25 - 02:57 pm

Espargos, 05 Nov (Inforpress) - O Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), deu início hoje no Sal a uma formação em primeiros socorros psicológicos, visando capacitar psicólogos educacionais e líderes comunitários.

A formação é um “passo crucial” na implementação do projecto de Capacitação em primeiros socorros psicológicos, alinhado com o Plano Estratégico Nacional de Saúde Mental (PENSM 2021–2025).

O principal objectivo da formação é dotar estes profissionais e agentes comunitários de ferramentas e conhecimentos baseados em evidências e práticas internacionais para oferecerem uma primeira resposta adequada a indivíduos em situação de sofrimento emocional ou crise.

A delegada de Saúde local, Manuela Santos, sublinhou a importância da formação no contexto do aumento das preocupações com a saúde mental a nível global.

"A saúde mental tem sido uma preocupação nesses últimos anos, não só na ilha do Sal mas a nível mundial, devido à forma que vivemos e toda essa correria, então vão surgir cada vez mais doenças mentais", explicou.

Por isso, continuou, essa capacitação é “uma mais valia”, porque vai permitir preparar um número maior para os primeiros socorros psicológicos.

Manuela Santos destacou ainda a importância da formação para colmatar a escassez de recursos humanos e a relevância de começar pela população mais jovem.

É igualmente “importante”, a seu ver, a identificação precoce da doença, reconhecendo logo os primeiros sinais para poder trabalhar na promoção e prevenção.

Por sua vez, a formadora responsável pela capacitação, Vanda Oliveira, reforçou o objectivo central e a necessidade de fortalecer a capacidade de resposta.

"O nosso objectivo é fortalecer a capacidade de resposta dos psicólogos educacionais, para poderem dar melhor resposta a situações de crise na comunidade educativa (...) no fundo, esta capacitação surge certamente de uma necessidade constatada e creio que há cada vez mais necessidade e mais procura por respostas".

A formadora detalhou que os primeiros socorros psicológicos são uma necessidade, porque “diariamente passam por situações onde as pessoas apresentam algum tipo de sofrimento”, e é “importante” estar preparado para agir.

A formação representa um “investimento vital” na resiliência e bem-estar da população, reconhecendo que a saúde mental é um “pilar fundamental” para o desenvolvimento comunitário.

NA/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar