São Filipe, 01 Jul (Inforpress) – Quarenta jovens voluntários ambientais selecionados por associações estudantis das quatro escolas secundárias da ilha participam numa acção de capacitação ambiental para promover a sustentabilidade e conservação a nível da ilha.
A acção de formação iniciada segunda-feira, 30 de Junho, e que decorrerá até ao próximo dia 04 nas instalações do Centro de Emprego e Formação Profissional, é ministrada pela Associação Projecto Vitó e enquadra-se nas actividades do Projecto Destino Fogo.
Os jovens estão a ser capacitados em áreas como cidadania, noções de ecologia e recursos naturais, gestão de resíduos, protecção e monitorização animal e alterações climáticas.
O objectivo é atuarem como multiplicadores de conhecimento nas respectivas escolas, sensibilizando outros alunos e fomentando práticas sustentáveis no cotidiano escolar e comunitário.
Segundo o coordenador local do Projecto Destino Fogo, José Silva Araújo, a formação será complementada por três seminários de informação, sensibilização e capacitação, destinados a representantes das comunidades-alvo, operadores turísticos, associações comunitárias e outros líderes locais.
“Essas acções visam promover a conservação ambiental, favorecer a manutenção e a recuperação ou a melhoria dos serviços ecossistêmicos da ilha”, explicou José Lima Araújo.
A ilha do Fogo está a receber impulso “significativo” em prol do turismo sustentável e da conservação ambiental com a implementação do projecto Desenvolvimento Ecológico e Sustentável do Turismo e Inovação na Oferta em Fogo (Destino Fogo).
Cofinanciado pela União Europeia, o projecto é implementado pela organização não-governamental italiana, Cospe, em parceria com diversas organizações locais e internacionais, incluindo a Associação Projeto Vitó, a Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Violência Baseada no Género, a Rede Laço Branco Cabo Verde, a Associação FG-Turismo, as Câmaras Municipais de São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina do Fogo, e a Associação Italiana de Turismo Responsável.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar