Taça Independência: Santiago e Santo Antão qualificam-se para a final four da competição

Inicio | Desporto
Taça Independência: Santiago e Santo Antão qualificam-se para a final four da competição
01/07/25 - 08:52 pm

Porto Novo, 01 Jul (Inforpress) – As selecções de Santiago e de Santo Antão qualificaram-se hoje para a final four da Taça Independência, com quatro e dois pontos respetivamente, relegando o Maio para o terceiro e último lugar do Grupo B, com apenas um ponto. 

Santo Antão, que tinha ficado isento nesta terceira jornada do grupo B, estava a depender do resultado do jogo desta terça-feira entre Santiago e Maio, que resultou numa goleada de 5-1 a favor da seleção santiaguense.

Com a vitória, a equipa de Santiago qualificou-se em primeiro lugar, com quatro pontos, seguida de Santo Antão, na segunda posição, com dois pontos, ficando o Maio na derradeira posição.

 No desafio de hoje, Santiago começou a construir o resultado aos nove minutos, por intermédio do defesa Chibinho.

O Maio empatou aos 11 minutos, através do também defesa Matchicado, mas Santiago voltou a adiantar-se no marcador aos 16 minutos por Nelito, tendo ampliado a vantagem aos 40 minutos por Alé, que foi eleito homem do jogo.   

Na segunda parte, aos 55 minutos, a selecção de Santiago marcou novamente através do Endy e o Gato, aos 58 minutos, marcou o quinto tento da sua equipa, que segue assim para as meias-finais, que se disputam sexta-feira, 4, no Estádio Nacional. 

O selecionador de Santiago, Loloti, disse que a equipa conseguiu controlar a ansiedade, acabando a partida por correr de feição ao conjunto santiaguense, que conseguiu o objectivo inicialmente traçado de chegar à final four.

O técnico do Maio, Niro Spencer, considerou que o resultado não espelha aquilo que foi o jogo, lamentando o facto da sua equipa não ter conseguido o propósito que trouxe para a Taça Independência, que era ficar entre as quatro melhores selecções de Cabo Verde.     

As duas selecções melhor classificadas de cada grupo qualificam-se para as meias-finais, marcadas para 04 de Julho, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, com a final agendada para 06 de Julho, no mesmo campo.

Instituída em 1985, a competição vai na sua décima terceira edição, sendo a última em 2019, na Ilha de São Nicolau, conquistada pela seleção de Santiago.

Santiago e São Vicente lideram o histórico do torneio com cinco títulos cada, seguidos pelo Sal e Fogo, com uma conquista cada.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar