Cidade da Praia, 01 Jul (Inforpress) – O ministro dos Transportes e Turismo garantiu hoje que o Governo está a trabalhar afincadamente e com muito esforço para criar as condições que possam de facto transformar cada ilha do arquipélago num destino turístico.
Jorge Sá Nogueira deu esta garantia em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de abertura da Semana Internacional de Gastronomia promovida pelo Ministério do Turismo e Transportes, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde) e a Associação dos Chefs de Cabo Verde, que decorre de hoje a 6 de Julho, na cidade da Praia.
“Esta é a primeira semana da gastronomia cabo-verdiana de natureza internacional. Quisemos promover a cultura como um dos elementos essenciais do nosso produto turístico. E a gastronomia reflecte tudo isso, a nossa tradição, nossa história, nossa cultura e cada prato tem a sua história. Queremos mostrar que o turismo não é só sol e praia”, declarou.
De acordo com o governante, o turismo de gastronomia é importante na promoção e valorização da identidade cultural.
“Nós queremos que todos os hotéis, todos os restaurantes do país, todas as ilhas, consigam de facto promover a gastronomia cabo-verdiana e a nossa cultura, porque essa é a nossa essência que define a nossa identidade”, salientou, indicando que o evento conta com a participação de representantes das nove ilhas habitadas de Cabo Verde.
Destacou ainda que cada ilha tem a sua identidade cultural e a sua própria dinâmica. reconhecendo, no entanto, que a diversificação, a desconcentração leva o seu tempo e que há necessidade de envolvimento de todos os participantes.
Prometeu, por outro lado, aposta forte nesta área por forma a promover cada vez mais Cabo Verde como um destino turístico muito procurado a nível mundial e para que cada ilha possa ser visitada pelos turistas.
Por seu turno, a chefe de cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, Cláudia Neves, considerou que esta iniciativa é uma grande oportunidade para na divulgação da gastronomia cabo-verdiana através do turismo.
“Eu penso que com esta feira as pessoas vão ter oportunidade de degustar pratos da gastronomia cabo-verdiana, degustar pratos com novas tendências (…) Eu peço às pessoas para virem cá, que não fiquem em casa, que venham degustar o que nós estamos a apresentar, nós e os outros restaurantes que representam as outras ilhas”, apelou.
A Semana Internacional de Gastronomia integra-se no Programa Operacional do Turismo (POT 2022-2026), assumindo-se como uma iniciativa estratégica para valorizar a gastronomia nacional enquanto património cultural e factor de desenvolvimento sustentável.
Durante seis dias, o evento reunirá chefs nacionais e internacionais, especialistas, estudantes e profissionais do sector em torno de um programa diversificado que inclui demonstrações culinárias, concursos gastronómicos, mostras de produtos locais, debates temáticos e experiências sensoriais.
Este encontro pretende afirmar Cabo Verde como destino gastronómico de excelência, promovendo a inovação e a sustentabilidade no sector, além de reforçar a ligação entre turismo, cultura e economia local.
CM/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar