Ilha do Sal: Projecto do futuro Centro de Alto Rendimento Desportivo apresentado na ilha

Inicio | Desporto
Ilha do Sal: Projecto do futuro Centro de Alto Rendimento Desportivo apresentado na ilha
01/07/25 - 09:14 pm

Espargos, 01 Jul (Inforpress) – O ministro adjunto do primeiro-ministro para o Desporto e Juventude, Carlos Monteiro, presidiu hoje à cerimónia de apresentação do projevto do futuro Centro de Alto Rendimento Desportivo (CARD) de Espargos, a ser construído no comando da Segunda Região Militar.

O projeto, que representa um investimento contínuo na região desportiva do Sal, visa impulsionar o desenvolvimento do desporto cabo-verdiano, apostando na formação de atletas de elite e na ligação do desporto à ciência.

Durante a intervenção, o ministro Carlos Monteiro salientou a importância do novo CARD, que será "mais do que uma obra física".

O centro integrará valências para diversas modalidades, com foco inicial em desportos de combate, e fará uso das infraestruturas já existentes no comando militar, como enfermaria, refeitório e ginásio, otimizando os recursos e o investimento.

“É algo para arrancar já, nós temos os recursos e já temos pronto o caderno de encargo, vamos ter de lançar um concurso e estamos a falar de uma obra que só a parte da edificação para termos tudo pronto a nível da estrutura física vai ser cerca de 30 mil contos”, explicou.

Embora o otimismo seja grande, o ministro previu um prazo de 10 a 12 meses para a conclusão da obra, reconhecendo as contingências que podem surgir.

 

No entanto, garantiu que o centro de treinamento já iniciará suas actividades em outras instalações e modalidades.

Carlos Monteiro destacou a expansão dos centros de treinamento no país, mencionando os já inaugurados na Praia e em São Vicente, e agora o início no Sal, as três maiores regiões desportivas, com planos de avançar no Fogo, Santiago Norte e Santo Antão no primeiro semestre do próximo ano.

A intervenção de Carlos Monteiro reforçou a necessidade de ligar o desporto à ciência e oferecer melhores condições e ferramentas aos treinadores para potenciar a performance dos atletas.

"Melhores condições não é só ter um treinador, ter um bom tatame, ter um bom espaço físico, é também dar ferramentas a esses treinadores para que possam trabalhar a performance desses atletas", concluiu o ministro.

Por sua vez, o comandante da Segunda Região Militar, Álvaro Flor da Luz, sublinhou o significado histórico da iniciativa.

Recordou que o espaço, apesar de necessitar de reabilitação, já foi palco de importantes eventos desportivos, incluindo campeonatos de voleibol e futebol, e serviu como local de treino.

“A ideia de criar o CARD surgiu da necessidade de um espaço dedicado aos desportos de combate, uma proposta prontamente acolhida pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ)”, sublinhou.

O comandante expressou a sua surpresa e satisfação quando o presidente do IDJ reconheceu o potencial do local para acolher um centro de alto rendimento completo, destacando a confiança depositada nas Forças Armadas.

Para concluir, reiterou a fé no projeto e a sua convicção de que o CARD será uma “realidade em breve”, beneficiando toda a sociedade salense.

O Centro de Alto Rendimento Desportivo representa um avanço estratégico para o desenvolvimento do desporto de alto rendimento em Cabo Verde e oferece melhores condições de preparação aos atletas e incentiva o surgimento e valorização de jovens talentos nacionais. 

NA/JMV

Inforpress/ Fim

Partilhar