São Filipe, 08 Jul (Inforpress) – A secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, e um representante do Unicef integram a missão conjunta do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) que estará na ilha a partir de quarta-feira, 09.
A realização da missão conjunta à ilha do Fogo visa estabelecer contactos com as autoridades que lidam com a infância e adolescência e reforçar o compromisso do Governo e dos seus parceiros com a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Durante a missão, estão previstas várias actividades nos três municípios da ilha, São Filipe, Santa Catarina do Fogo e Mosteiros.
A agenda inclui encontros com os colaboradores do ICCA, magistrados, presidentes das câmaras municipais, membros dos Comités de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de visitas às estruturas locais do ICCA, como a delegação e o Centro de Dia Nhá Nerina.
Os pais e encarregados de educação das crianças atendidas também terão um momento dedicado para dialogar com as autoridades que integram a missão conjunta, que conta com a presença da presidente do ICCA, num esforço de aproximar a comunidade das políticas de protecção à infância.
A partir do dia 14 de jJulho, a missão será reforçada com a deslocação do coordenador do Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ministrará uma acção de capacitação a parceiros locais no âmbito do programa "Nôs Férias Protegida".
O objectivo da acção de capacitação, segundo a delegado do ICCA na ilha do Fogo, Samira Teixeira, é fortalecer as estratégias de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes nas ilhas do Fogo e da Brava.
A sessão de abertura da formação contará com a participação da delegada do ICCA no Fogo, Samira Teixeira, e do presidente da câmara municipal de São Filipe, Nuías Silva.
Entre as actividades programadas estão capacitações direcionadas ao Comité Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, à Polícia Nacional, ao sector do turismo e rede hoteleira, além de encontros com pais e encarregados de educação, e uma conversa aberta com crianças e adolescentes do bairro de Congresso (São Filipe), em parceria com a Associação Comunitária para o Desenvolvimento Faixa da Terra.
As mesmas actividades são replicadas nos municípios de Santa Catarina do Fogo e Mosteiros com envolvimento dos presidentes das câmaras nas sessões de aberturas.
A iniciativa representa mais um passo na mobilização de esforços para garantir uma infância segura, protegida e plena de direitos nas ilhas do Fogo e da Brava.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar