Contraste para realização de TAC em falta no mercado nacional há vários meses – farmácias

Inicio | Sociedade
Contraste para realização de TAC em falta no mercado nacional há vários meses – farmácias
20/03/24 - 01:44 pm

Cidade da Praia, 20 Mar (Inforpress) – O mercado nacional regista há vários meses a falta de contraste para realização de Tomografia Axial Computorizada (TAC) prejudicando vários pacientes que se têm deslocado permanentemente às farmácias à sua procura para efeito desse exame.

A este propósito, a Inforpress contactou várias farmácias da Cidade da Praia, nomeadamente as farmácias Santo António, Santa Isabel, Avenida, São Filipe e Africana, que confirmam a falta deste produto no mercado nacional há já vários meses, sem ainda nenhuma previsão da sua reposição.

Com isso, afirmam que os utentes têm se deslocado permanentemente às farmácias na expectativa de encontrarem esse produto, muito procurado, para realizarem os seus exames no Hospital Universitário Agostinho Neto e poderem dar seguimento normal às suas consultas.

A Inforpress soube, no entanto, através da directora técnica da Farmácia Avenida, Silviane Barros, que o produto antigo realizado para este exame não está a ser mais comercializado no país, supondo que o motivo se prende com a guerra e a pandemia que fizeram com que muitos produtos fossem proibidos de exportação, por ser este também um produto muito procurado no exterior.

“A Emprofac importa de fora e as farmácias adquirem nesta empresa, o antigo está em falta porque já não vem mais para Cabo Verde, mas, no entanto, temos informação de uma outra solução que a Emprofac trouxe que é muito mais caro em relação ao iopromida, o antigo, e que ainda não está a ser comercializa”, avançou.

Entretanto contactamos a Emprofac para obter mais informação acerca do assunto, contudo os esforços não resultaram, pelo que contamos trazer mais informações assim que possível.

ET/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar