Dengue: Governo reforça capacidade de resposta de recursos humanos e das portas de entrada no país

Inicio | Sociedade
Dengue: Governo reforça capacidade de resposta de recursos humanos e das portas de entrada no país
07/07/25 - 06:37 pm

Cidade da Praia, 07 Jul (Inforpress) – A directora nacional de Saúde, Ângela Gomes, apresentou hoje o plano de combate à dengue que inclui o reforço de recursos humanos e das portas de entrada no país.

Ângela Gomes revelou esta informação à imprensa, à margem da reunião da Comissão Multissetorial de Luta Anti vetorial realizada esta tarde para descodificação e melhorias do plano de actividade.

A responsável esclareceu que a atenção será dada ao reforço dos recursos humanos, em número, e também na formação de técnicos, dos agentes de luta antivetorial e técnicos de comunicação, para melhor o engajamento comunitário.

No que se refere ao controlo das portas de entrada no país, Ângela Gomes referiu que quase todos os anos “cerca de 50 casos de paludismo importados vêm dos diferentes pontos do mundo”, pelo que é preciso melhorar a capacidade de controlar a entrada.

“Portanto, o reforço das portas de entradas, quer na cidade da praia, quer nas ilhas da Boa Vista, Sal e São Vicente, também caberá dentro deste plano como uma das prioridades”, especificou a directora Nacional de Saúde.

Segundo Ângela Gomes, perante esta luta, esperam contar com a participação da sociedade na eliminação de focos de mosquitos e na facilitação dos trabalhos dos agentes no terreno.

O Governo decretou situação de contingência em todo o território nacional, com o objectivo de prevenir e mitigar o potencial de risco de propagação da dengue.

Uma medida que acontece também em resultado da aproximação da época das chuvas e dos seus efeitos na proliferação dos vectores transmissores.

OS/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar