Comissão técnica para atribuição de nacionalidade aos descendentes cabo-verdianos em serviço no Senegal

Inicio | Sociedade
Comissão técnica para atribuição de nacionalidade aos descendentes cabo-verdianos em serviço no Senegal
23/07/24 - 03:48 pm

Cidade da Praia, 23 Jul (Inforpress) - Uma comissão técnica interministerial para atribuição de nacionalidade aos descendentes de cabo-verdianos encontra-se no Senegal com o intuito de preparar e instruir o processo naquele país africano até ao dia 28 de Julho.

Em nota, o Governo informou que a equipa técnica é formada pelo conservador dos registos, oficial ajudante dos registos, notariado de identificação, pessoal da direcção de Emigração e Fronteiras da Polícia Nacional e técnicos do Ministério das Comunidades.

O programa “Somos Todos Cabo Verde”, para a aquisição da nacionalidade cabo-verdiana aos descendentes de cabo-verdiano na diáspora africana foi lançado com o objectivo de assegurar e identificar os laços das primeiras, segundas e terceiras gerações das comunidades com a nação.

O programa que se encontra em curso desde de Janeiro de 2023, aufere isenção aos descendentes de quaisquer taxas consulares e demais custos relacionados com emissão do primeiro Cartão Nacional de Identificação e do Passaporte.

Pois os descendentes nascidos na Diáspora carregam consigo o sangue cabo-verdiano, a nossa língua e toda a nossa cultura. São cabo-verdianos de corpo e alma, por isso, são também merecedores da nacionalidade do seu país”, explicou o Governo.

O mesmo lembrou que missões idênticas já foram realizadas na Costa do Marfim, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Senegal, prevendo ainda contemplar a comunidade em Moçambique.

LT/CP

Inforpress/Fim

Partilhar