Santo Antão: Jovens de Penha de França pedem melhorias de praia balnear e mais alternativas de diversão neste verão

Inicio | Sociedade
Santo Antão: Jovens de Penha de França pedem melhorias de praia balnear e mais alternativas de diversão neste verão
21/07/25 - 09:53 pm

Ribeira Grande, 21 Jul (Inforpress) – Um grupo de jovens da Penha de França na Ribeira Grande, em Santo Antão, reivindicou hoje à autarquia mais alternativas de diversão para a juventude e melhorias na praia balnear denominada "praia pequena". 

Com a época de verão em andamento a denominada "praia pequena", que fica nas imediações da cidade da Ribeira Grande, é uma das opções para diversão e lazer de muitos jovens ribeira-grandenses, em especial os da comunidade de Penha de França.

Esta comunidade, através da iniciativa de um grupo de jovens locais, procura dinamizar a referida praia com actividades de verão que também são enquadradas nas comemorações da santa local, Nossa Senhora da Penha, comemorada a 8 de Setembro. 

Em declarações à Inforpress, Wilton Ramos disse em representação do grupo Jovens Dinamizadores da Penha que, nos últimos anos, a organização das actividades tem enfrentado dificuldades, nomeadamente na realização dos eventos desportivos no campo de terra batida que foi construído na praia balnear, mas que, devido a força do mar, uma parte do campo se encontra destruída, por isso apelaram à intervenção da autarquia.

"Somos um grupo de jovens que há três anos tem vindo a organizar actividades em concertação com uma associação local, mas estamos com a falta de opções para dinamizar a zona, principalmente em relação ao campo de futebol em terra batida que se encontra abandonado e andamos sempre a pedir ajuda. No entanto, até agora sem sucesso", lamentou.

Segundo a mesma fonte, já apelaram ao apoio da edilidade através de uma carta para ver se conseguem recuperar o "campo de kakada", através da intervenção de uma máquina pesada, para poderem organizar os torneios de futebol, nomeadamente a liga da Penha, que "é uma tradição anual". 

O vereador responsável pelo pelouro do Desporto na Câmara Municipal da Ribeira Grande, Pedro da Luz, confirmou a receção de uma carta solicitando intervenção no referido campo, mas disse que, apesar de já ter conhecimento da reivindicação, a Câmara não possui uma máquina para fazer o trabalho.

Segundo o responsável, essas intervenções dependem da disponibilidade de equipamentos de empresas de construção local, mas garantiu que estão a fazer o possível para deslocar uma máquina ao espaço, no mês de Agosto, para proceder às intervenções solicitadas. 

Segundo o grupo Dinamizadores da Penha uma intervenção rápida no campo vai também ajudar as escolinhas de iniciação desportiva que necessitam de espaço para a prática de futebol em melhores condições, especialmente nesta época de féria escolar, mas também para entretenimento e, possivelmente, um festival de música na praia que outrora tinha muita areia negra, mas devido a um longo período de extração descontrolada do inerte encontra-se com muito pedregulho.

Além da necessidade de recuperação do campo de futebol, o grupo pede intervenção nos caminhos de acesso à praia balnear, melhorias na fossa pública de esgoto que provoca mau cheiro, proibição de lançamento de lixo e resíduos de materiais de construção nas encostas da praia, o que constitui um perigo ambiental e para a saúde pública.

No mês de Abril deste ano os moradores de Penha de França denunciaram a situação precária da fossa comunitária de esgoto que fica localizada na praia balnear e, na ocasião, o presidente da Câmara, Armindo Luz, disse que relativamente à fossa comunitária a autarquia já submeteu um projeto ao Fundo do Ambiente com o intuito de resolver o problema.

EL/JMV

Inforpress/ Fim

Partilhar