Cidade da Praia, 21 Jul (Inforpress)- O ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, considera que, apesar da revisão em baixa, o aumento de 4,8% do PIB em 2023 confirma a “recuperação consistente” da economia cabo-verdiana após os impactos da pandemia.
O governante reagia aos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) do arquipélago evoluiu positivamente em 2023, com um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior.
Sublinhou que, embora os dados mereçam uma análise mais detalhada, o desempenho da economia nacional revela um percurso de recuperação consistente, sobretudo após os efeitos da pandemia da Covid-19.
Eurico Monteiro reconheceu que não seria expectável manter o mesmo ritmo de crescimento todos os anos, mas garantiu que a trajectória de evolução económica continua firme.
“Apesar disso tudo, eu devo dizer que olhando para o conjunto da actividade económica, a recuperação tem sido consistente, menos 6 décimas, ou mais 6 décimas eu creio que isso não me tira do caminho de Cabo Verde, sobretudo, não mexe significativamente com o caminho de crescimento da economia cabo-verdiana”, referiu.
O ministro apontou ainda que é importante analisar em detalhe os segmentos que mais influenciaram essa revisão, mas reiterou que os dados confirmam que Cabo Verde se mantém num caminho de crescimento estrutural e estável.
“Mesmo com esta revisão, portanto, em baixa, a taxa de crescimento global não é propriamente da sua trajetória de um crescimento, portanto, consistente ao longo do tempo (…) mas, no conjunto, não tira Cabo Verde, desta trajetória de crescimento global”, sublinhou.
Questionado sobre o processo de venda do Banco Comercial do Atlântico (BCA), do qual o Grupo Caixa Geral de Depósitos aguarda há mais de um ano, o ministro optou por não comentar, tendo realçado que se trata de uma matéria da exclusiva competência do Banco Central.
Para finalizar, disse que compreende a expectativa gerada em torno do processo, tanto por parte dos proponentes como da sociedade.
A 2ª conferência Environment Sustainability and Governance (ESG), Ambiente, Sustentabilidade e Governação foi promovida pelo Banco Interatlântico, no âmbito do 26º aniversário, assinalado a 01 de Julho.
AV/JMV
Inforpress/fim
Partilhar