Câmara coloca nas ruas de Santa Catarina 19 agentes da Polícia Municipal (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Câmara coloca nas ruas de Santa Catarina 19 agentes da Polícia Municipal (c/áudio)
28/08/25 - 07:35 pm

Assomada, 28 Ago (Inforpress) –  Dezanove efectivos da Polícia Municipal no município de Santa Catarina foram hoje empossados com a missão de fortalecer o compromisso do município com a segurança, a ordem e o bem-estar da população.

O acto foi conduzido pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, na presença de representantes da Polícia Nacional, presidente da Assembleia Municipal, deputados nacionais e municipais, entre outras autoridades locais, além de diversos convidados e membros da comunidade.

Na ocasião, Armindo Freitas destacou que a criação da Polícia Municipal é uma “estratégia fundamental” para a modernização da gestão urbana, promovendo cidadania, segurança e desenvolvimento sustentável.

“Esta estrutura nasce para atender, proteger e organizar o nosso município com profissionalismo, pedagogia e eficácia. Mais do que segurança, ela representa civismo, respeito às normas urbanísticas e convivência pacífica”, afirmou o presidente.

Igualmente, ressaltou os esforços desenvolvidos e os que estão a ser feitos para garantir as condições adequadas de instalação e logística, incluindo a aquisição de viaturas e a assinatura de protocolos de cooperação com entidades parceiras.

Apesar de limitações financeiras e logísticas, pois, vai custar aos cofres da câmara 1500 contos mensais, o autarca declarou que Santa Catarina continua a trabalhar incansavelmente para equipar a corporação com os recursos necessários, incluindo a busca por uma viatura que seja.

Pois, ao contrário do que foi feito no Sal, em São Vicente e no município de São Miguel em que o Governo apetrechou a Polícia Municipal com viaturas novas, o autarca santa-catarinense ressaltou que o seu pedido neste sentido foi recusado, mas que a câmara não vai “cruzar os braços” e já está a trabalhar junto de outras instituições neste processo.

Por seu turno, o representante dos agentes, Vladimir Furtado, reforçou a importância desta iniciativa para o município, comprometendo-se a actuar com profissionalismo, pedagogia e eficácia, para promover a segurança e o bem-estar de todos.

A Polícia Municipal, que actua em estreita colaboração com a Polícia Nacional, terá presença constante nas ruas, mercados, feiras e locais públicos de Santa Catarina, para promover a ordem, o civismo e o respeito às normas urbanísticas.

Os agentes, devidamente identificados, actuarão com o propósito de proteger a comunidade e reforçar a convivência pacífica.

Sobre a ausência dos membros do Governo ou mesmo da Direcção da Polícia Nacional, Armindo Freitas explicou que a data original do evento, marcada para o dia 20 de Agosto, foi alterada devido a ajustes nas agendas do Ministério da Administração Interna, que sugeriu novas datas, 28 ou 29, mas depois voltaram a pedir a alteração e como os outros convidados já tinham confirmado a presença para hoje, a câmara decidiu avançar.

Segundo o autarca, o cumprimento das datas é também um dos compromissos da equipa para com a nova força policial, mas também com os munícipes.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar