Porto Novo: Situação da barragem subterrânea piorou com as recentes cheias – agricultores

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Situação da barragem subterrânea piorou com as recentes cheias – agricultores
28/08/25 - 07:58 pm

Porto Novo, 28 Ago (Inforpress) – A situação da barragem subterrânea em Chã de Branquinho, no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, piorou com as recentes cheias, que destruíram as infra-estruturas hidráulicas nesse vale agrícola, alertaram hoje os agricultores.

O porta-voz dos agricultores, Octávio Inocêncio, disse à Inforpress que a tempestade do dia 11 de Agosto acabou por agravar a situação da barragem subterrânea, que esperava há quase uma década pela recuperação, depois de ter sofrido danos importantes durante as cheias ocorridas em 2016 em Santo Antão. 

Os agricultores locais lembraram que, desde 2016, a barragem aguardava pela recuperação, informando que a mais recente tempestade, que se abateu sobre Porto Novo no dia 11 de Agosto, acabou por piorar a situação dessa infra-estrutura, que já era bastante precária. 

Essa infra-estrutura foi construída em 2012 no âmbito do projecto de ordenamento da bacia hidrográfica do vale de Alto Mira, mas em 2016 foi danificada pelas chuvas que devastaram a ilha de Santo Antão.

Nesses anos, os lavradores têm estado, insistentemente, a pedir a recuperação da barragem, tendo o Ministério da Agricultura e Ambiente prometido remodelar essa infra-estrutura no decurso deste ano de 2025.

A barragem subterrânea de Chã de Branquinho pode mobilizar 350 mil metros cúbicos de água por ano.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar