Cabo Verde faz um balanço “positivo” da cooperação com Hospital Dona Estefânia

Inicio | Cooperação
Cabo Verde faz um balanço “positivo” da cooperação com Hospital Dona Estefânia
02/10/25 - 02:23 pm

Cidade da Praia, 02 Out (Inforpress) – O urologista Mário Frederico fez hoje um balanço “positivo” da cooperação entre o Hospital Universitário Agostinho Neto e o Hospital Dona Estefânia (Portugal) no domínio da urologia pediátrica.

A cooperação entre as duas unidades hospitalares, segundo Mário Frederico, tem permitido a realização de centenas de consultas e cirurgias, bem como partilha de experiências e conhecimentos técnicos entre as equipas médicas dos dois países.

Por sua vez, a médica Fátima Alves, do Hospital Dona Estefânia, falando à imprensa, mostrou-se muito satisfeita pela forma como tem sido a cooperação entre os dois hospitais em matéria de urologia pediátrica.

“Neste momento, nós temos uma pessoa que formamos e que está apta e autónoma para resolver 90% dos problemas [de urologia pediátrica]”, afirmou a urologista Fátima Alves, garantindo que, eventualmente, a cooperação com o Hospital Central da Praia manter-se-á nos próximos dois anos e depois se pode arranjar uma outra maneira de continuar esta cooperação.

Revelou à imprensa que ela e uma colega resolveram um caso complexo no Hospital Agostinho Neto, que consistiu na operação de duas pacientes com uma patologia que, sublinhou, “neste momento, em Portugal e em muitos países da Europa, não é permitido operar esses doentes".

Desde o início da cooperação entre “Dona Estefânia” e “Agostinho Neto”, de acordo com aquela técnica, já foram realizadas 441 consultas, além de cirurgias feitas localmente, resultando em poupança ao Estado de Cabo Verde em mais de 300 mil euros, sem contar com o gasto que o país teria que fazer na compra de passagens para os pais, pagamento de estadia e subsídios.

LC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar