São Filipe, 04 Out (Inforpress) - A equipa de Kemada Baxu (Queimada Baixo), da cidade de Cova Figueira, sagrou-se hoje campeã do torneio interzonas Santa Catarina 2025, ao derrotar Mãe Joana por 2-1, na final disputada no estádio Monte Pelado.
Com este triunfo, Kemada Baxu impôs a primeira derrota à formação de Mãe Joana na presente edição do torneio que defendia o título conquistado na edição anterior.
Além do troféu de campeão, Kemada Baxu garantiu também um prémio monetário de 50 mil escudos. Mãe Joana, vice-campeã, recebeu 30 mil escudos, enquanto Chã das Caldeiras, que completou o pódio, arrecadou 20 mil escudos.
Ao todo, foram entregues 11 troféus e 135 medalhas: 82 destinadas a jogadores e dirigentes das três melhores equipas (27 para cada equipa), 50 para os jogadores que se destacaram ao longo dos 50 jogos do torneio, e quatro para o quarteto de arbitragem que dirigiu a final.
Foram premiados ainda o guarda-redes menos batido, melhor jogador, jogador revelação, melhor marcador, melhor treinador, melhor dirigente, equipa fair-play.
A equipa-fair play recebeu dez mil escudos e o jogador revelação cinco mil escudos, prémios atribuídos por um emigrante.
Durante a cerimónia de encerramento, o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Manuel Teixeira, destacou a importância do torneio como espaço de promoção do desporto, da convivência e do talento local.
“O torneio interzonas termina hoje, mas temos um desafio ainda maior pela frente, com as equipas Desportivo e Baxada prestes a iniciar o campeonato regional do primeiro escalão. Vamos reforçar o nosso apoio e o nosso compromisso com o desporto no município”, afirmou.
Manuel Teixeira apelou ainda à população de Santa Catarina para que continue a apoiar as equipas locais com o mesmo entusiasmo demonstrado durante o torneio interzonas, contribuindo para que o município se afirme cada vez mais como uma referência no desporto da ilha do Fogo.
Além de Kemada Baxu e Mãe Joana, o presidente aproveitou a ocasião para agradecer a todas as equipas participantes, enaltecendo o respeito, a competitividade e o fair play demonstrados ao longo da competição, assim como a Comissão Organizadora pelo sucesso do torneio e pelas inovações introduzidas nesta edição.
“Santa Catarina é um verdadeiro celeiro de talentos. Temos tido grandes revelações, que se destacam tanto nas equipas locais como em clubes de outros municípios”, sublinhou o presidente, reforçando o compromisso da autarquia em apoiar o crescimento do desporto local.
JR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar