Ex-autarca Jassira Monteiro eleita presidente da Associação das Mulheres Democratas

Inicio | Política
Ex-autarca Jassira Monteiro eleita presidente da Associação das Mulheres Democratas
29/11/25 - 09:59 pm

Cidade da Praia, 29 Nov (Inforpress) - A antiga presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, foi hoje eleita a nova presidente da Associação das Mulheres Democratas (AMD), braço feminino do Movimento para a Democracia (MpD - poder), obtendo 95% dos votos expressos.

A eleição, na qual Jassira Monteiro foi candidata única, decorreu na cidade da Praia, no âmbito de uma assembleia geral da organização.

No seu discurso, a nova presidente prometeu modernizar, reforçar e expandir a AMD em cada concelho, comunidade e na diáspora, com o objectivo de tornar a associação mais “activa, presente e interventiva” e colocá-la “no centro da construção político, económico e social do país”.

"Quero dar prioridade a paridade, garantindo assim que as listas das legislativas de 2026 incluem mulheres em posição de liderança, número um nas listas nos círculos eleitorais ou outras posições de liderança", afirmou Jassira Monteiro, que é também professora de profissão.

Entre outros compromissos assumidos, a dirigente prometeu apostar no empreendedorismo feminino e disponibilizar apoio social, económico e jurídico a todas as mulheres, em particular às que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Para o sucesso da sua nova liderança, Jassira Monteiro pediu a união e ao empenho de todas as mulheres democratas, sublinhando que juntas possam trabalhar para o desenvolvimento do país e preparar a vitória do MpD nas eleições de 2026.

Por sua vez, a vice-presidente do MpD, Janine Lélis, parabenizou Jassira Monteiro, afirmando que as democratas continuarão a lutar pela afirmação da mulher na sociedade e no combate às desigualdades.

Janine Lélis referiu que as mulheres enfrentam persistentes desigualdades económico, social e laboral e salarial, no país, não obstante alguns ganhos significativos.

Para dirigente do MpD, a representação nos concelhos de administração só se consegue por imposição legal, entre outros desafios que as mulheres enfrentam.

Segundo Janine Lélis, as mulheres representam mais de metade da população cabo-verdiana, por isso, defende que é preciso ter mais atenção a mulheres, incluindo as que estão em situação de pobreza, idosas, portadoras de deficiência.

A vice-presidente do MpD lembrou ainda que a preocupação da AMD não deve cingir-se à representação política, mas passar também pela formulação e implementação de políticas públicas que atendam às necessidades das mulheres em áreas como a responsabilidade parental, a protecção contra a violência, o acesso à saúde e à justiça.

Janine Lélis apelou a união de todos as mulheres democratas para se tornar o MpD "mais forte" para novos embates eleitorais que se avizinham.

DG/CP

Inforpress/Fim

Partilhar