
Espargos, 29 Nov (Inforpress) – A ilha do Sal recebe de 28 deste mês a 01 de Dezembro um grupo de 12 jovens voluntários do Centro da Juventude da Ponta do Sol, do município da Ribeira Grande de Santo Antão, visando troca de experiências.
A iniciativa, enquadrada no âmbito do programa Mobijovem, promovido pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), integra um intercâmbio juvenil que pretende reforçar competências, promover a participação cívica e fortalecer laços entre jovens das duas ilhas.
O programa, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal do Sal e a Associação Juventude Salense (AJS), inclui actividades sociais, comunitárias, culturais, recreativas e desportivas, em vários pontos da ilha.
Em declarações à imprensa, a directora da Juventude da câmara do Sal, Carla Conceição, sublinhou que o intercâmbio representa “uma oportunidade concreta de aprendizagem e crescimento”, permitindo que os jovens “experimentem novas realidades, reforcem o espírito de liderança e ampliem a capacidade de intervenção nas suas comunidades”.
A responsável destacou ainda que a iniciativa vai ao encontro das prioridades da autarquia em dinamizar políticas de juventude que promovam a inclusão, participação activa e a criação de redes de cooperação intermunicipal.
Entre os jovens visitantes, Vander Pires, manifestou entusiasmo com a participação, afirmando que a experiência “abre horizontes e fortalece os laços entre a juventude cabo-verdiana”, permitindo “conhecer novas práticas, partilhar ideias e sentir na prática como o envolvimento comunitário pode transformar realidades”.
O jovem técnico do Centro da Juventude de Ribeira Grande de Santo Antão, Alex Andrade, explicou que o projecto nasceu com o intuito de criar um espaço de partilha entre jovens de diferentes realidades.
“São duas ilhas diferentes, mas o intuito é partilhar experiências. Nós trazemos as nossas práticas, explicamos o voluntariado que fazemos lá e mostramos tudo o que temos desenvolvido com o mesmo objectivo, que é enriquecer ambas as partes para dar uma melhor resposta aos jovens de Cabo Verde”, afirmou.
O técnico reforçou que o intercâmbio pretende também disseminar o espírito de voluntariado pelo país.
O programa de quatro dias inclui ações de voluntariado, sessões formativas, visitas culturais, práticas desportivas e momentos de integração com os jovens locais.
NA/CP
Inforpress/Fim
Partilhar