Portugal: Festa de São Miguel Arcanjo volta a juntar imigrantes micaelenses e devotos em Casal da Mira (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Portugal: Festa de São Miguel Arcanjo volta a juntar imigrantes micaelenses e devotos em Casal da Mira (c/áudio)
04/10/25 - 06:24 pm

Lisboa, 04 Out (Inforpress) – A Festa de São Miguel Arcanjo voltou a juntar hoje, em Casal da Mira, na Amadora (Portugal), centenas de imigrantes cabo-verdianos, sobretudo micaelenses, fiéis católicos e devotos do santo padroeiro de São Miguel (Cabo Verde).

O dia começou com uma procissão e missa solene, seguido de um almoço-convívio, onde foram servidos vários pratos tradicionais cabo-verdianos, com destaque para cachupa, feijão pedra, xerém e massa de milho com carne de vaca.

Em declarações à Inforpress, a porta-voz da organização, Maria Luísa Correia, disse que a iniciativa, que vai na sua 15.ª edição, foi uma forma encontrada pela comunidade micaelense residente em Portugal para estar ligada à terra natal e manter viva cultura religiosa e cultural de Cabo Verde.

A imigrante residente em Portugal há cerca de 50 anos fez saber que a festa, à semelhança dos anos anteriores, encheu a Avenida Raul Rêgo, em Casal da Mira, de fé, alegria e cultura cabo-verdiana.

Maria Luísa Correia congratulou-se com o facto de os presidentes das câmaras municipais de São Miguel e Amadora, respectivamente, Herménio Fernandes e Vítor Ferreira, terem participado na Festa de São Miguel Arcanjo em Portugal, que este ano contou com mais de 70 juízes de festa.

Também em declarações à Inforpress, Herménio Fernandes, que participa pela terceira vez nesta festa, agradeceu a comunidade micaelense, neste caso em Portugal, por manterem vivo esta tradição religiosa e por terem contribuído no desenvolvimento neste município que completou 28 anos, no passado dia 29 de Setembro.

“Temos uma diáspora muito dinâmica e muito ligado à terra, que tem visitado e investido no município em vários sectores, desde agricultura, pesca, pecuária, turismo, o comercio e a construção civil”, disse, reafirmando que o desenvolvimento sustentável de São Miguel passa por um “contributo forte” de todos os seus filhos que vivem em Cabo Verde e na vasta diáspora.

Acrescentou ainda que esta “diáspora activa e empreendedora”, que tem dado a sua contribuição ao desenvolvimento dos países onde estão a residir e a trabalhar, também tem gerado oportunidades de crescimento de empregos e tem ajudado na redução de desigualdades e da pobreza em São Miguel.

Perante tudo isso, Herménio Fernandes afirmou que a sua participação mostra que a equipa que lidera valoriza as actividades culturais e religiosas e todo o esforço que a diáspora micaelense tem feito para ter uma boa integração.

A celebração religiosa contou com a presença do deputado do Movimento para a Democracia (MpD, poder) pelo círculo eleitoral de Europa e Resto do Mundo, Emanuel Barbosa, cabo-verdianos de várias ilhas de Cabo Verde e portugueses.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar