Cidade da Praia, 24 Out (Inforpress) - O Governo considerou hoje que Cabo Verde está no bom caminho para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ainda que haja um caminho a percorrer até 2030 para erradicar a pobreza extrema.
Ulisses Correia e Silva manifestou esta satisfação no Centro de Convenções da Universidade de Cabo Verde, Uni-CV, quando presidia à feira dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), evento central das comemorações do Dia das Nações Unidas, celebrado a 24 de Outubro, este ano sob o lema "ODS 2030 – inovação e conhecimento para um futuro sustentável”.
O chefe do Governo enalteceu a avaliação positiva das organizações internacionais sobre os passos dados por Cabo Verde, pois afiançou que o país se encontra “num bom processo”, marcado pela “redução significativa”, comparado com 2015.
“Conseguimos aumentar a nossa resiliência face às alterações climáticas, temos um forte programa, conseguimos reduzir as desigualdades e criar oportunidades. Temos indicadores positivos. Vamos ter que continuar a trabalhar para que tenhamos mais crescimento económico, mais condições de criação de emprego e redução significativa da pobreza e das desigualdades”, precisou Correia e Silva.
A questão do emprego foi apontada pelo primeiro-ministro como “um dos grandes desafios”, tendo, entretanto, referido que o país está “num bom caminho”, face a redução do emprego, com os últimos dados a apontarem, como disse, para 8,05 por cento (%) da taxa do desemprego e fazer com que a pobreza extrema seja radicada de uma forma sustentada e reduzir a pobreza absoluta.
Fazer com que Cabo Verde seja muito mais resilientes a choques externos e a vulnerabilidade foi enumerado pelo chefe do executivo como caminho em andamento e “com algum sucesso”.
A ONU e a Uni-CV pretendem, com feira dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável reforçar o “papel transformador” da academia, do pensamento científico, da inovação tecnológica e da produção de conhecimento no cumprimento dos ODS estabelecidos na Agenda 2030.
A ONU e a Uni-CV pretendem, com este evento, reforçar o papel transformador da academia, do pensamento científico, da inovação tecnológica e da produção de conhecimento no cumprimento dos ODS estabelecidos na Agenda 2030.
SR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar