Sal-Rei, 28 Ago (Inforpress) – A Delegacia de Saúde da Boa Vista anunciou hoje uma campanha de limpeza e combate a mosquitos com início no sábado, 30, em resposta ao aumento de mosquitos após as chuvas e apelou à participação da população.
O anúncio foi feito pela delegada de Saúde, Jacquie Morais, que indicou que a iniciativa, em parceria com a câmara municipal, a cruz vermelha, associações ambientais e desportivas, entre outras entidades, visa mitigar a proliferação dos vectores.
A responsável da Delegacia de Saúde da Boa Vista explicou que, mesmo antes das chuvas, a equipa antivectorial já estava no terreno, e a sensibilizar a população como forma de preparação para situação, e com o aumento exponencial de mosquitos, a equipa continuará a trabalhar no terreno.
A campanha de limpeza está programada para este sábado, com concentração às 07:00 no Pavilhão Seixal e a primeira fase da acção irá focar-se no bairro de Boa Esperança (Barraca), considerado uma das zonas mais críticas da ilha.
Para além da limpeza, Jacquie Morais informou que os agentes estão a aplicar produtos nas águas estagnadas e a actuar em pontos críticos de proliferação, indicando que a responsabilidade da gestão dessas águas é da câmara municipal.
A delegada reforçou a importância do envolvimento comunitário e de fazerem a sua parte principalmente em relação ao lixo e eliminação de focos em casa, sublinhando que o combate aos mosquitos é uma "luta de todos".
Jacquie Morais alertou ainda para o risco de ressurgimento de doenças como a dengue e o paludismo e incentivou a população a adotar medidas simples de prevenção.
Entre as recomendações destacam-se a limpeza, tapar recipientes de água, vasos de planta, pneus velhos, a eliminação de lixo acumulado e o uso de roupas de mangas compridas, repelente e redes em portas e janelas.
A responsável informou ainda que, após a intervenção na zona da Barraca, a campanha irá continuar em Vila Cabral, em datas a serem definidas.
MGL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar