Autárquicas 2024: PAICV considera resultados destas eleições uma “grande censura” ao Governo

Inicio | Política
Autárquicas 2024: PAICV considera resultados destas eleições uma “grande censura” ao Governo
06/12/24 - 02:47 pm

Cidade da Praia, 06 Dez (Inforpress) - A Comissão Permanente do PAICV considerou hoje que os resultados das eleições autárquicas no passado dia 01, configuram uma “grande censura” ao Governo, e que a ideia de mudar o rumo do país deve ser continuada, com serenidade.

“A ideia de vencer as autárquicas e mudar o rumo do país deve ser continuada, com serenidade e diálogo, sem precipitações, para se continuar a mobilizar todas as vontades e não defraudar a confiança que os cabo-verdianos demonstraram ter neste partido que se inspira nos ideais do pai fundador que é Amílcar Cabral”, enfatizou o líder do partido durante uma conferência de imprensa para falar sobre as eleições autárquicas 2024.

Segundo Rui Semedo, o resultado destas eleições foi uma “desaprovação” dos eleitores face ao rumo a que o país tem sido conduzido, “condenando as práticas de ausência de diálogo, intolerância e de intransparência” na gestão da coisa pública.

“A Comissão permanente saudou o nível de maturidade dos eleitores cabo-verdianos que participaram de forma cívica, ordeira e disciplinada, dando exemplo aos actores políticos de que as escolhas e as preferências não devem ser um factor de divisão das pessoas que devem, de forma livre, exercer o seu direito de voto”, analisou.

Saudou, igualmente, as candidaturas de todos os quadrantes políticos, que com a sua participação, conforme sublinhou, contribuíram para o enriquecimento do mosaico da participação política e para o crescimento e robustecimento da democracia, que “saiu reforçada” destas eleições do passado domingo, e cujos resultados conduziu o PAICV a uma “vitória extraordinária”, que o catapultou para a condição de maior partido autárquico de Cabo Verde.

“Estes resultados configuram uma grande vitória do PAICV que conquistou 15 das 22 câmaras municipais, para além da melhoria da sua representatividade em, praticamente, todas as Assembleia Municipais e da sua participação nos órgãos executivos partilhados com outras forças políticas”, enfatizou o líder do maior partido da oposição.

Rui Semedo destacou ainda o facto de o PAICV ter ganhado, inclusive, em municípios considerados bastiões do seu maior adversário político, mudando de “forma expressiva”, conforme sublinhou, o panorama político.

“Demonstrando, claramente, que o poder é do povo e que não há detentores eternos do poder. A Comissão Permanente exorta todos a fazerem desta grande vitória do PAICV uma rampa de renovação dos compromissos com os cabo-verdianos para a construção de uma sociedade mais justa, mais livre, mais inclusiva, com mais solidariedade e com oportunidade para todos”, manifestou.

O líder do partido da estrela negra concluiu, saudando os recém-eleitos, exortando-os, ao mesmo tempo, a protagonizarem uma governação com humanismo, “forte sentido patriótico”, rigor e transparência na utilização dos recursos públicos, com inovação e com um “profundo espírito de servir” aqueles que os elegeram.

SC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar