Atleta Gilson Monteiro lamenta inexistência de federação de kickboxing no país após títulos em Portugal

Inicio | Desporto
Atleta Gilson Monteiro lamenta inexistência de federação de kickboxing no país após títulos em Portugal
07/07/25 - 03:12 pm

Cidade da Praia, 07 Jul (Inforpress)- O atleta cabo-verdiano Gilson Monteiro, que já venceu títulos regionais e nacionais de kickboxing em Portugal, lamentou a inexistência de uma federação da modalidade no país, que lhe permita competir internacionalmente em nome do seu país de origem.

Gilson Monteiro, campeão regional de Lisboa em 2018, 2020 e 2023, campeão nacional de Portugal em 2018 e 2020, e vice-campeão nacional de 2023, denunciou a ausência de uma federação de kickboxing em Cabo Verde, que permite representar o país a nível internacional.

“Foi uma sensação boa, mas sinceramente, gostaria de ser campeão em Cabo Verde”, desabafou o atleta em entrevista à Inforpress, a partir de Lisboa, onde vive.

O atleta, que começou a praticar kickboxing em 2015, em Portugal, lamentou que os cabo-verdianos sejam obrigados a representar outros países.

“A vitória tem um sabor agridoce. É uma sensação de que conquistamos algo num país que não nos pertence (…), sou campeão em Portugal, mas não sou campeão no meu próprio país”, denunciou.

Segundo Gilson Monteiro, a falta de estrutura em Cabo Verde impossibilita que muitos atletas representem o país.

“Temos muitos atletas de kickboxing de alto rendimento, somos obrigados a representar um outro país”, lamentou.

O atleta citou o exemplo da Guiné-Bissau, onde foi criada uma federação à última hora para permitir que um lutador competisse no estrangeiro, conseguindo esse atleta apresentar um resultado mundial.

Monteiro acredita que o mesmo poderia acontecer com Cabo Verde.

Apesar das dificuldades, Gilson Monteiro mantém-se ligado ao país.

Recentemente, fundou em Achada Grande Frente uma associação de combate, com o objectivo de ocupar crianças nos horários pós-escolares.

Questionado sobre os próximos passos, ressaltou que vai continuar a competir e a treinar.

“Neste momento acabei de assinar um contrato como treinador num clube aqui em Portugal, antes do final deste ano ainda tenho mais quatro competições”, sublinhou.

Sobre o futuro da modalidade em Cabo Verde, Monteiro mostrou-se confiante.

“Cabo Verde tem um potencial gigantesco no desporto em geral, o que podemos fazer é criar mais condições”, concluiu.

KF/LC//AA

Inforpress/Fim

Partilhar