Assomada, 15 Out (Inforpress) – A directora do SGPAIE, Maria Helena Andrade, defendeu hoje a necessidade de centrar a transição do pré-escolar para o ensino básico no desenvolvimento de competências sociais, emocionais e motoras e não apenas na leitura e escrita.
Em declarações à Inforpress, à margem da abertura do encontro nacional dos coordenadores da educação pré-escolar e do ensino básico obrigatório, a directora dos Serviço de Gestão Pedagógica, Avaliação e Inclusão Educativa (SGPAIE), explicou que o encontro tem como objectivo principal harmonizar o perfil de saída das crianças do pré-escolar, de forma a garantir uma transição educativa mais coerente e equilibrada.
“Este encontro serve para apresentar o documento do perfil de saída, que define as competências que a criança deve ter ao deixar o pré-escolar e entrar no ensino básico. Queremos uniformizar práticas e promover a partilha de experiências a nível nacional”, afirmou.
Participam na formação 58 coordenadores de todo o país que, segundo Maria Helena Andrade, sairão “mais capacitados e munidos de instrumentos práticos” para aplicar nas suas escolas.
A directora sublinhou ainda a importância de desmistificar a ideia de que a criança deve saber ler e escrever ao concluir o pré-escolar, reforçando que esta etapa é essencialmente dedicada ao desenvolvimento global.
“O mais importante não é saber ler e escrever, mas sim adquirir competências de saber ser, saber estar, socialização, motricidade e destreza manual”, frisou.
O encontro, promovido pelo Ministério da Educação através do SGPAIE, decorre até 17 de Outubro, no âmbito do Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária (PAREP-CV).
DV/MC//HF
Inforpress/Fim
Partilhar