Cidade da Praia, 15 Out (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas anunciou hoje que até ao final deste mês disponibilizará 50% do financiamento referente à verba destinada ao Carnaval e garantiu festa no Mindelo mesmo sem a presença dos grupos oficiais.
Augusto Veiga, que falava à imprensa esta tarde na Cidade da Praia, adiantou que haverá um aumento de cerca de 20% no financiamento em relação ao ano passado.
A medida vai beneficiar, prioritariamente, as ilhas com Carnavais mais organizados e tradicionais, nomeadamente São Vicente, Sal, Praia e São Nicolau.
Augusto Veiga explicou que, pela primeira vez, os grupos de Carnaval receberão parte da verba destinada ao próximo ano já no ano económico anterior.
Sobre a eventual polémica envolvendo os quatro grupos de São Vicente, Estrela do Mar, Flores do Mindelo, Monte Sossego e Cruzeiros do Norte, que se declararam indisponíveis para participar do desfile, Augusto Veiga afirmou que “o Carnaval de Mindelo não está nunca em causa, porque é um Carnaval do povo”.
O ministro garantiu que, apesar da ausência desses grupos, o Governo continuará em diálogo com as associações locais, com a LIGOC e com a câmara municipal, assegurando apoio financeiro aos grupos que manifestarem interesse em participar.
“Caso os grupos não participem, temos toda uma população interessada em celebrar o Carnaval, e vamos trabalhar com quem estiver disponível”, frisou.
Augusto Veiga sublinhou ainda a importância económica e cultural do evento, considerando o Carnaval essencial para a recuperação económica da ilha de São Vicente e para o reforço do seu turismo e da sua tradição cultural.
“Vamos fazer tudo para que haja um bom Carnaval, com ou sem a presença desses quatro grupos”, concluiu o governante.
TC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar