Fogo: Município de Santa Catarina acolhe mesa redonda sobre pesca artesanal e conservação e gestão de áreas protegidas

Inicio | Ambiente
Fogo: Município de Santa Catarina acolhe mesa redonda sobre pesca artesanal e conservação e gestão de áreas protegidas
07/10/25 - 08:46 am

São Filipe, 07 Out (Inforpress) – A cidade de Cova Figueira acolhe hoje uma mesa redonda sobre a pesca artesanal e a conservação e gestão de áreas protegidas marítimas no quadro do pré-evento da 4.ª Conferência da Década do Oceano.

A iniciativa da Presidência da República, que conta com a organização da Associação Projecto Vitó, tem como objectivo central debater o equilíbrio entre a actividade pesqueira tradicional e a protecção dos ecossistemas marinhos, reunindo especialistas, autoridades e líderes das comunidades piscatórias do país.

A mesa redonda conta com cerca de uma centena de pescadores e peixeiras da Região Fogo/Brava e do país, sendo que 26 participantes são pescadores e peixeiras das outras ilhas de Cabo Verde.

A sessão de abertura da mesa temática conta com intervenções do director executivo da Associação Projecto Vitó, Herculano Dinis, bem como de representantes da Blue Ventures, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do edil de Santa Catarina do Fogo, Manuel Teixeira.

Os trabalhos vão incidir sobre três painéis principais, sendo o primeiro dedicado ao conceito e à importância socioeconómica da pesca artesanal.

O segundo painel será sobre a pesca artesanal e conservação e gestão de áreas protegidas e com o debate pretende-se aprofundar a relação entre a pesca artesanal e a conservação e gestão de áreas protegidas.

Nesta fase, os participantes trabalharão em grupos para identificar os principais problemas, elaborar propostas de solução e discutir a coexistência entre a actividade pesqueira e as áreas marinhas protegidas e as conclusões serão depois partilhadas em sessão plenária.

Da parte da tarde, o destaque vai para uma palestra sobre "o papel das comunidades na governança dos oceanos", a cargo de um representante da FAO e a programação do pré-evento será encerrada com uma formação prática sobre "manutenção de motor fora de borda", conduzida pelos Fuzileiros de Cabo Verde.

No quadro das actividades do pré-evento está programada uma formação em Técnicas de Salvamento Aquático e Primeiros Socorros destinada aos alunos do Complexo Educativo Eduardo Gomes Miranda e uma formação sobre manutenção de motor fora de borda que antecede o encerramento da mesa redonda sobre a pesca artesanal e gestão e conservação de áreas protegidas marinhas.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar