Cidade da Praia, 08 Out (Inforpress) - O líder parlamentar do Movimento para Democracia congratulou-se hoje com o Orçamento de Estado 2026 que aposta “fortemente” na promoção e crescimento económico, estranhando a reacção do líder parlamentar do PAICV (oposição) que acusa recepção tardia do documento.
Celso Ribeiro falava em conferência de imprensa para manifestar satisfação do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD- poder) pela entrega, conforme frisou, de um “excelente Orçamento de Estado” (OE) avaliado, aproximadamente em 96 milhões de contos, com foco no crescimento económico, inclusão social e na resiliência climática.
“Temos uma proposta do Orçamento de Estado que aposta fortemente no crescimento da actividade económica, na promoção da actividade económica e também num maior incremento das iniciativas privadas e, consequentemente, do investimento público”, comentou aquele político, considerando o OE 2026 inclusivo, resiliente e “capaz de contribuir” para a consolidação dos ganhos que o país tem alcançado.
A mesma fonte analisa, por outro lado, que o instrumento de gestão que dispõe mais recursos para os municípios tem também como meta ultrapassar as dificuldades, nomeadamente a nível da electricidade, bem como dos transportes, garantindo uma conectividade eficiente, fiável e regular.
“Temos no Orçamento de 2026 um aumento de aproximadamente 14 por cento (%), isto é, passou de 4,7 milhões para 5,3 milhões em 2026. Um Orçamento que vai contribuir para o desenvolvimento do país”, ilustrou, assinalando, também, medidas de incentivos fiscais para facilitar o acesso ao financiamento, particularmente das micro, médias e pequenas empresas.
Neste contexto, Celso Ribeiro disse, entretanto, estranhar a reacção do novo líder parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV oposição), Clóvis Silva, ao dizer, conforme relatou, que o Orçamento foi entregue “fora de prazo”.
“Fazer política exige honestidade intelectual, dignidade da pessoa humana e devemos valorizar o esforço, porque a elaboração de um Orçamento de Estado, o maior instrumento de gestão de qualquer país, pressupõe muitos sacrifícios. E, como sempre, este Governo tem pautado pelo cumprimento dos prazos”, exteriorizou, deduzindo que o líder parlamentar da bancada da oposição só podia “estar desatento”.
Celso Ribeiro explicou que o Governo não só fez a entrega da proposta do OE 2026 no Parlamento, “exactamente” no dia 01, conforme manda a lei, como também entregou o Relatório do Orçamento, o Relatório Climático, o Relatório de Riscos e as Directivas de Orçamento do Estado e respectivos anexos.
“Infelizmente, temos uma posição negativista e do vale tudo, que não sabe escolher meios para atingir os seus fins. Com falta de pensamento, visão estratégica, cultura política, por vezes até de cultura democrática”, concluiu, exibindo comprovativos da entrega do OE no Parlamento.
SC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar