Praia, 08 Out (Inforpress) - O Banco de Cabo Verde (BCV) alertou esta quarta-feira para duas entidades não habilitadas a exercer actividades financeiras no arquipélago, mais precisamente na cidade da Praia.
Em comunicado emitido hoje o BCV revela que as duas entidades em causa são a Ourivesaria Sofia, Sociedade Unipessoal, Lda., que funciona sob a denominação "Nova Câmbios", e a alegada empresa "OPTCOIN", que, segundo o BCV, não possuem qualquer registo no Banco Central
O primeiro alerta é sobre a "Nova Câmbios", que, segundo o documento do BVC, vem propondo a prestação de serviços de câmbio de moeda estrangeira ao público, e tem instalações na Avenida Amílcar Cabral, na Cidade da Praia. O BCV esclarece que a autorização para este serviço foi recusada à empresa.
O segundo comunicado refere-se à OPTCOIN, sediada na rua Miguel Bombarda, também na Praia.
O banco central denuncia que a segunda entidade propõe a receção de fundos reembolsáveis, actividade que o supervisor define como financeira e que exige autorização prévia legalmente obrigatória.
O BCV confirma que a OPTCOIN não cumpriu este procedimento obrigatório.
O Banco de Cabo Verde reafirma que, ao abrigo dos seus poderes de supervisão, conferidos pela Lei Orgânica e pela Lei das Atividades e das Instituições Financeiras, nenhuma das empresas está autorizada a prestar quaisquer serviços de natureza financeira.
MGL/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar