Ministro das Infra-estruturas garante investimentos em diversas vias estruturantes em Santiago (c/áudio)

Inicio | Política
Ministro das Infra-estruturas garante investimentos em diversas vias estruturantes em Santiago (c/áudio)
03/10/25 - 12:48 pm

Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) – O ministro das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Victor Coutinho, assegurou hoje que o Governo está a investir em diversas vias estruturantes na ilha de Santiago, realçando a estrada Botarama–João Varela–Salineiro como prioridade.

O ministro falava à imprensa após uma visita de terreno efectuada às habitações sociais em Achada Limpo, na cidade da Praia, com o objectivo de acompanhar o estado de execução das obras, bem como as intervenções desenvolvidas no âmbito do Programa de Reabilitação de Habitações Praia (PRH).

Conforme explicou, a estrada Botarama–João Varela–Salineiro, no interior da ilha, destina-se a garantir um acesso alternativo à Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha), anunciando, na sequência, a construção da estrada Santana-Belém-Tronco-Pico Leão de 20 quilómetros (km).

Paralelamente, avançou que estão igualmente em execução outros projectos relevantes, como a estrada Salineiro–São Domingos–Loura–Rui Vaz, a estrada Trindade–Fontes de Almeida–Ribeirão Chiqueiro, bem como a via Praia–São Pedro–Pensamento.

“É um volume de investimentos necessários para a Praia. Claro que ainda há mais estradas e é o processo, é fazendo eliminando algumas e abraçando novos desafios”, acentuou, frisando que o custo de investimento é grande.

Questionado sobre as reclamações dos moradores de João Varela, no interior da Cidade Velha, quanto ao mau estado da via de acesso, Victor Coutinho reconheceu os desafios de mobilidade em várias zonas encravadas de Santiago e afirmou que o Governo está a dar prioridade às estradas de desencravamento.

Sobre o problema com o muro na zona de Longueira, no município de São Lourenço dos Órgãos, Victor Coutinho esclareceu que a intervenção anterior incidiu apenas no pavimento para dar melhor conforto na circulação de pessoas.

“Aquele muro é um muro antigo, assim como há muitos muros antigos nessa estrada e nas outras estradas que, infelizmente, com o tempo, há degradação e outros factores que intervêm na estrutura do próprio muro”, explicou, garantindo que, neste momento, está-se a mobilizar os recursos para, na próxima semana, iniciar o trabalho de reconstrução.

LT/HF

Inforpress/Fim

Partilhar