Saúde Ocular: Expedição "Ver com Bons Olhos" atende mais de mil pessoas na Praia e distribui 600 óculos gratuitos

Inicio | Cooperação
Saúde Ocular: Expedição "Ver com Bons Olhos" atende mais de mil pessoas na Praia e distribui 600 óculos gratuitos
03/10/25 - 01:16 pm

Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) – A sétima edição da expedição médica “Ver com Bons Olhos” prevê beneficiar mais de mil pessoas com consultas e óculos gratuitos, numa iniciativa promovida pela Equatorial Coca-Cola Bottling Company (ECCBC) e a Fundação espanhola Ruta de la Luz.

A expedição, que decorre no Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), na cidade da Praia, desde 29 de Setembro, e termina hoje, está a contemplar não só os pacientes em lista de espera do hospital, mas também beneficiários de várias organizações parceiras.

Entre estas contam-se as associações Colmeia e Acrides, as Aldeias Infantis SOS, o Comité de Coordenação de Combate à Sida (CCS-Sida), a Mentors International e diversas associações comunitárias e a Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase).

Em conferência de imprensa para a apresentação dos resultados, a directora de Relações Públicas e Sustentabilidade da ECCBC Cabo Verde, grupo a que pertencem as empresas Cavibel e Ceris, Dalila Ferreira, explicou que o projecto se enquadra na política de responsabilidade social da empresa.

“Ao longo destes anos, temos procurado ser uma empresa responsável no sector em que actuamos, devolvendo às comunidades aquilo que delas recebemos”, disse, realçando que para a ECCBC, a sustentabilidade passa por criar valor duradouro, cuidando do ambiente, das pessoas e das gerações futuras.

Esta iniciativa, acrescentou Dalila Ferreira, é um reflexo concreto deste compromisso de trazer de volta a esperança da visão a quem mais precisa, acreditando que quando se cuida de quem mais precisa está-se a fortalecer todo o tecido social.

“Para muitos, mais do que uma questão de saúde esta é uma oportunidade de voltar a estudar, a trabalhar, a sonhar e a viver com dignidade”, sublinhou.

O representante da Fundação Ruta de la Luz, Jaime Ballesta, que integra a missão pela primeira vez, manifestou-se "encantado" com a iniciativa, adiantando que, até quinta-feira, tinham sido atendidas cerca de 850 pessoas e que 600 delas seriam beneficiadas com óculos gratuitos.

“Há pacientes que precisam de óculos desde a infância, muito jovens, e o sorriso que surge quando colocamos esses óculos é muito gratificante”, afirmou, expressando o desejo de que a missão se repita "duas ou três vezes por ano".

O presidente do conselho de administração do HUAN, Evandro Monteiro, por sua vez, enalteceu esta parceria apontando desafios da saúde ocular no país, afirmando que o hospital está determinado a responder sem depender de transferências médicas.

ET/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar