Mindelo, 01 Out (Inforpress) – O primeiro-ministro anunciou hoje, no Mindelo, que o Governo decidiu oferecer mais 500 bolsas de estudo no ano lectivo 2025-2026, entre outras medidas para estimular o acesso ao ensino superior e melhorar o índice nacional.
Ulisses Correia e Silva fez a comunicação na abertura do ano lectivo da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), estabelecimento de ensino superior que o primeiro-ministro disse ser uma “aposta ganha” no desenvolvimento do capital humano cabo-verdiano.
Este mesmo capital humano, segundo a mesma fonte, também se mostra como uma das preocupações do Governo que decidiu aplicar algumas medidas para aumentar o acesso ao ensino superior, neste momento de 23 por cento (%), e que precisa ser melhorado.
A primeira são mais 500 bolsas de estudo que, a seu ver, vão permitir ter mais quadros e mais jovens qualificados.
Ulisses Correia e Silva destacou ainda outros pontos já antes anunciados, como da criação de residências universitárias em São Vicente, cidade da Praia e Assomada, os três principais polos universitários do país.
No caso de São Vicente, asseverou que este problema já está a ser visto com a disponibilidade de casas em construção na zona de Ribeira de Julião direccionados para os estudantes.
Mas garantiu que, futuramente, vão ser construídas as residências, propriamente ditas.
Outra aposta será no programa extraordinário de regularização das dívidas dos estudantes que, por algum motivo, não conseguiram pagar as propinas e essas dívidas depois bloquearam o certificado ou diploma no final do curso.
“Por outro lado, as universidades e as instituições de ensino superior ficam com problemas, porque se não receberem, depois não funcionam. Têm de pagar professores, têm de pagar as instalações, têm de pagar os consumos”, ressaltou Ulisses Correia e Silva.
Outro dos projectos futuros também referidos pelo primeiro-ministro é a construção do Campus do Mar, que deverá reunir no mesmo espaço a UTA, a Escola do Mar (EMar) e o Instituto do Mar (IMar), uma promessa que, garantiu, não foi esquecida pelo Governo.
“Este é um compromisso que vamos ter de concretizar, para que todas as instituições estejam no mesmo espaço”, reiterou o primeiro-ministro ao reitor da referida universidade.
Por seu lado, o reitor da UTA, João do Monte Duarte, dirigiu as suas palavras aos estudantes a quem instou a, mais do que acumularem conteúdos, a sonharem alto, pensarem criticamente e acreditarem nas suas capacidades.
No programa de deslocação a São Vicente, o chefe do Governo preside ainda na tarde de hoje, no Data Center do Mindelo, ao Women Tech Cabo Verde 2025, evento que celebra e promove o papel das mulheres na tecnologia, inovação e empreendedorismo digital.
LN/HF
Inforpress/Fim
Partilhar