Cardeal Arlindo Furtado lidera peregrinação a Roma e preside abertura do Jubileu da Diáspora Cabo-verdiana na Europa

Inicio | Sociedade
Cardeal Arlindo Furtado lidera peregrinação a Roma e preside abertura do Jubileu da Diáspora Cabo-verdiana na Europa
01/10/25 - 01:12 pm

Cidade da Praia, 01 Out (Inforpress) – O cardeal Arlindo Furtado desloca-se de 03 a 12 deste mês, a Roma e Paris, onde irá liderar a peregrinação dos emigrantes cabo-verdianos e presidir às celebrações da abertura do Jubileu da Diáspora Cabo-verdiana na Europa 2025 C500.

De acordo com um comunicado hoje divulgado, no âmbito da celebração dos 500 anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde, de 03 a 06 de Outubro, em Roma, o cardeal encabeça a participação da comunidade emigrante cabo-verdiana no Jubileu dos Migrantes, integrado no Ano Santo da Esperança.

O programa inclui, no sábado, dia 04, uma audiência jubilar com o Papa Leão XIV e a peregrinação pela Porta Santa, seguindo-se a Missa Jubilar, no domingo. No dia seguinte, o Santo Padre recebe em audiência privada um grupo representativo de cabo-verdianos, num momento considerado de grande simbolismo para a fé e para a diáspora.

De 07 a 12 de Outubro, em Paris, Arlindo Furtado presidirá à abertura formal do Jubileu da Diáspora Cabo-verdiana na Europa, que decorre sob o lema “Fazer Memória e Atualizar a Fé, Recebida e Transmitida”.

O ponto alto será a celebração solene da festa de São Tiago Menor, padroeiro da Diocese de Santiago, no dia 11, na Igreja de São Agostinho, com a participação de fiéis cabo-verdianos residentes em França, bem como de comunidades vindas do Luxemburgo, Holanda, Suíça, Portugal e outros países europeus.

As cerimónias e actividades em Paris contarão igualmente com a presença de entidades civis e eclesiásticas nacionais e internacionais, entre as quais bispos franceses, o presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, membros do Governo, incluindo a ministra da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, diplomatas, representantes da Presidência da República e da Câmara Municipal da Praia.

O Jubileu da Diáspora Cabo-verdiana é uma celebração itinerante e universal. Depois de ter sido celebrado nas Américas, em 2024, será a vez do continente africano em 2026. Estes momentos, sublinha a organização, expressam a universalidade da fé cabo-verdiana e reforçam a unidade espiritual de um povo espalhado pelo mundo.

A coincidência do Jubileu da Diáspora na Europa com o Ano Santo da Esperança e o Jubileu dos Migrantes é vista como sinal de renovação e graça, projectando a Igreja cabo-verdiana “com coragem no futuro” e mantendo viva a memória da fé recebida ao longo de cinco séculos de história.

TC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar